Descobrir a opções de pagamento disponíveis para os seus clientes

Um guia dos métodos de pagamento alternativos disponíveis para os seus clientes

1 Vista geral

O desafio

Cada vez mais os consumidores optam por métodos de pagamento alternativos, como a transferência bancária online, carteiras móveis ou opções de pagamento baseadas em dinheiro quando efetuam compras. Em muitos países, os métodos de pagamento alternativos representam uma proporção de crescimento do comércio eletrónico superior à dos cartões de crédito. São opções de pagamento rápidas e seguras à disposição das pessoas. Também são atrativas para os consumidores que não têm uma conta bancária.

O seu objetivo

Certifique-se de que a empresa suporta as opções de pagamento certas para os clientes ao disponibilizar-lhes métodos de pagamento tradicionais e alternativos.

A forma como os consumidores pagam mudou

Atualmente, os seus clientes têm à disposição mais formas de pagamento do que nunca. Para milhões de pessoas, os pagamentos eletrónicos são algumas das opções de pagamento principais e muitos consumidores utilizam dispositivos móveis para efetuar pagamentos. Os avanços tecnológicos permitiram uma maior aceitação de inovações juntos dos clientes e também exigem mais dos comerciantes.

A sua empresa pode estar preparada para aceitar pagamentos de clientes em qualquer parte do mundo ao adaptar o respetivo site de forma a disponibilizar as opções de pagamento adequadas.

2 Uma revolução nas opções de pagamento

As formas de efetuar pagamentos utilizadas pelos clientes estão a ser afetadas por três tendências principais a nível mundial:

Smartphones e Internet nos dispositivos móveis

Estas duas tecnologias revolucionaram a forma de efetuar pagamentos digitais. Espera-se que o número de pessoas com acesso a serviços de Internet nos respetivos dispositivos móveis alcance os 3 mil milhões até 2020.1 Este valor representa 65% da população adulta de todo o mundo.

Até 2020, espera-se que 80% de todos os utilizadores da Internet acedam à Internet através de dispositivos móveis2 e 58% desses dispositivos serão smartphones.3 Estes dispositivos estão equipados com funcionalidades e caraterísticas avançadas que levaram ao aparecimento de novas formas de pagamento e se vieram juntar às tendências revolucionárias de pagamentos digitais.

Funcionalidades e caraterísticas dos smartphones que permitiram esta mudança:

  • Processadores potentes
  • Grande capacidade de memória
  • Câmaras
  • Leitores de códigos de barras
  • Geocodificação por GPS
  • Tecnologia sem fios
  • Acesso às redes sociais
  • Plataformas para ofertas especiais

Além disto, existem várias inovações no que respeita ao acesso a tecnologias de pagamentos e segurança para reduzir as possibilidades de fraude, bem como inovações no campo da autenticação biométrica.

O aparecimento de instituições não bancárias que oferecem soluções e serviços de pagamento

O número de startups de tecnologia financeira (fintech) está a aumentar rapidamente e continua a subir. Estas instituições não convencionais oferecem aos consumidores várias formas de efetuar pagamentos eletrónicos. Estas incluem carteiras eletrónicas, sistemas PDV integrados e pagamentos na app.

Os clientes esperam encontrar uma opção de pagamento instantânea, com um só toque

As necessidades dos clientes estão a evoluir rapidamente. As pessoas esperam encontrar a melhor experiência de pagamento que as empresas possam disponibilizar. Graças às tecnologias incorporadas nos smartphones e nos tablets, as pessoas esperam encontrar uma interface do utilizador sem falhas que proporcione um processo de pagamento fluido e eficiente.

Apresentação de alguns dos principais métodos de pagamento alternativos

Transferência bancária

A transferência bancária permite que os clientes transfiram dinheiro para a conta bancária do comerciante para concluírem uma compra. Tradicionalmente, a transferência de fundos para a conta do comerciante era efetuada numa agência bancária e exigia que o comerciante associasse o pagamento à compra do cliente antes da disponibilização do artigo.

Com o aumento da popularidade dos serviços bancários online, agora estão disponíveis várias opções de transferência bancária online. Estas permitem que o cliente inicie a transferência durante o processo de pagamento no site de um comerciante, enquanto automatizam a associação de pagamentos pelo comerciante. Isto significa que as encomendas são concluídas mais rapidamente.

Por exemplo, o iDeal foi criado por um grupo de bancos neerlandeses para permitir a realização de pagamentos baseados na conta bancária em transações de comércio eletrónico e comércio em dispositivos móveis. Este método de pagamento online está na base da maioria dos pagamentos online efetuados nos Países Baixos.

Outro exemplo é o sistema bancário SoFort. Permite transferências de dinheiro rápidas e diretas entre bancos em vários países europeus. Este método de pagamento permite que os clientes de comércio eletrónico efetuem transferências internacionais mais rapidamente. É uma das formas de transferência de dinheiro mais populares na Alemanha.

Débitos diretos

Os débitos diretos permitem aos comerciantes receber pagamentos a partir das contas bancárias dos clientes. Não há redes de cartões envolvidas nesta forma de pagamento, uma vez que toda a comunicação ocorre entre bancos.

Um ótimo exemplo é o débito direto SEPA. O débito direto SEPA é um sistema de débito direto utilizado em toda a Europa que permite aos comerciantes receber pagamentos em euros de contas nos 34 países SEPA e territórios associados, incluindo o Reino Unido.

Outro exemplo de uma rede de débito direto é a Câmara de compensação automatizada (ACH). Trata-se de uma rede eletrónica de transações financeiras nos Estados Unidos. A ACH processa grandes volumes de transações de crédito e débito em lotes.

Sistemas de cartões de crédito locais

Muitos países têm os seus próprios sistemas de cartões de crédito locais que são, frequentemente, alternativas às principais marcas de cartões de crédito.

Em 2015, a UnionPay tornou-se o maior fornecedor de cartões de pagamento do mundo, com mais de 5 mil milhões de cartões emitidos com o seu logótipo.4

Os cartões da UnionPay podem ser utilizados em 141 países e regiões do mundo. É a terceira maior rede de pagamentos em termos de valor de transações processadas, a seguir à Visa e à MasterCard. Alguns cartões de crédito UnionPay também estão afiliados à American Express, à MasterCard ou à Visa e podem ser utilizados no estrangeiro como cartões American Express, MasterCard ou Visa.

A Elo é uma marca de cartões nacional do Brasil. A marca Elo suporta transações de cartões de crédito, débito e pré-pagos. Foram emitidos mais de 80 milhões de cartões Elo até à data. O cartão de crédito Elo suporta pagamentos em prestações, que permitem aos compradores dividir os pagamentos de compras online por um determinado período.

Carteiras eletrónicas

As carteiras eletrónicas permitem às pessoas armazenar vários números de contas bancárias e cartões de crédito num ambiente seguro.5 Algumas carteiras digitais funcionam através de apps em smartphones. Quando um cliente visita uma loja, pode aproximar o telemóvel de uma caixa registadora compatível para efetuar o pagamento instantaneamente, bem como utilizar carteiras eletrónicas para efetuar compras online. Todos os dados são encriptados, por isso oferecem mais segurança aos consumidores do que uma carteira tradicional. Uma carteira eletrónica permite aos comerciantes disponibilizar promoções, cupões e atualizações atempadamente aos clientes.

O PayPal é um dos maiores serviços de pagamento pela Internet do mundo. Atualmente opera em 202 mercados com quase 200 milhões de contas ativas. Até julho de 2017, o PayPal permitia aos clientes enviar, receber e guardar fundos em 25 moedas.

O PayPal permite efetuar pagamentos mais rapidamente, uma vez que não é necessário voltar a introduzir os detalhes dos utilizadores sempre que efetuam uma compra.

O Android Pay permite que as pessoas efetuem pagamentos nos respetivos telemóveis e funciona com centenas de milhares de pontos de pagamento sem contacto em todo o mundo. O Android Pay é fácil de configurar e também permite efetuar pagamentos na app. Tal significa que os consumidores não têm de introduzir os detalhes sempre que efetuarem um pagamento na app.

Pós-pagamento

As opções de pagamento por pós-pagamento permitem ao cliente pagar mais tarde um produto ou um serviço comprado online numa loja ou num posto afiliado. Devido ao atraso entre a transação inicial e o pagamento, este método de pagamento não é adequado a todas as compras online. No entanto, tem a vantagem de oferecer uma opção de pagamento baseado em dinheiro aos clientes online.

A Konbini ("loja de conveniência" em japonês) permite ao cliente encomendar bens e serviços online e pagar os mesmos ao balcão numa loja de conveniência. A Konbini utiliza um número de referência exclusivo para identificar a transação. Os clientes utilizam esta referência para imprimir um cupão que, posteriormente, entregam na loja.

O Boleto Bancário é um dos métodos de pagamento mais proeminentes no Brasil. A palavra "boleto" significa "impresso". Um cliente pode imprimir um recibo de pagamento e pagá-lo em caixas multibanco, agências bancárias, correios, casas de apostas e alguns supermercados. Em alternativa, o cliente pode pagar por transferência bancária através do respetivo serviço bancário online.