Torne sua presença online adequada ao mercado do Reino Unido

Guia de localização para o mercado do Reino Unido

1 Vista geral

Criámos este guia para ajudar a aproximar-se dos seus clientes no Reino Unido. Uma presença na Web em sintonia com a cultura britânica vai tornar os seus clientes mais próximos de si e dar-lhes a confiança de que precisam para fazer negócio consigo. Ao compreender estes pequenos mas importantes detalhes, estará numa boa posição desde o início no seu novo mercado.

2 O idioma principal

O inglês britânico é o principal idioma falado e escrito no Reino Unido. Embora seja um país culturalmente diversificado, a maioria dos clientes espera comunicar em inglês britânico.

A ortografia do inglês britânico difere da ortografia do inglês americano. Um exemplo é que muitas palavras em inglês britânico têm um "u" quando não existe nenhum no inglês americano.

Seguem-se alguns exemplos:

Reino Unido EUA
Favour Favor
Colour Color
Honour Honor

O inglês americano utiliza um z em vez do s utilizado no inglês britânico:

Reino Unido EUA
Organise Organize
Maximise Maximize
Stylise Stylize

3 Formalidade

Deve ser formal ou informal quando se dirigir aos seus clientes no Reino Unido?

No Reino Unido, a maioria dos produtos é descrita informalmente. Por vezes, pode até ter um tom divertido. Os produtos com este tipo de informalidade incluem o YouTube, o Gmail e o Google Play.

Se tiver um produto financeiro, um serviço jurídico ou estiver a falar sobre dinheiro, deve adotar um tom e um estilo mais formais. !!!Sugestão "Facilidade em fazer negócio no Reino Unido"

O relatório Ease of Doing Business de 2020 do Banco Mundial classificou o Reino Unido no 8.º lugar em 190 países.

4 Sistemas e formatos numéricos

Números

Separador decimal
  • É um ponto final (.)
    • por exemplo, 1.5 horas.
Separador de milhares
  • O separador de milhares é uma vírgula (,)
    • por exemplo, 1,524 pessoas.
Números de telefone
  • Os números de telefone estão normalmente no formato (+44) 123 4567 8910. Os números gratuitos são normalmente 0800 123 4567.

!!! Sugestão "É Bom Saber"

Normalmente, os britânicos escrevem os números de 1 a 9 por extenso (um, cinco, nove) e os dígitos duplos são escritos como números, ou seja, 12, 24, etc. O separador de intervalos de números é um traço (–), <br> por exemplo, 11–19 pessoas.

5 Formato da moeda

A moeda do Reino Unido é a libra esterlina. É representada pelo sinal de libra £ e o código comercial de três letras é GBP.

As denominações de libra são £50 £20 £10 £5 £2 £1. As denominações de pence são 50p 20p 10p 5p 2p 1p.

6 Formato da data

  • No Reino Unido, o formato da data é DD/MM/AA, por exemplo, 24/03/17.

  • A data escrita por extenso na sua totalidade deverá ser "24 de março de 2017" (sem vírgulas e sem ordinais, como .º).

  • Ao escrever datas por extenso na sua totalidade, incluindo o dia, coloque uma vírgula depois do dia, por exemplo, "Segunda-feira, 27 de março de 2017".

  • O separador de intervalos de datas é um traço (–), por exemplo, "24–27 de março".

  • Quando ambas as datas estão em meses diferentes, escreva os meses por extenso na sua totalidade. Utilize um espaço nos dois lados do traço (–), por exemplo, "28 de março – 4 de abril".

  • Também pode utilizar este esquema num mês, por exemplo, 27 de março – 29 de março.

7 Formatos da hora

Tanto o relógio de 24 horas com o de 12 horas são utilizados no Reino Unido.

No discurso quotidiano, o formato de 12 horas é o preferencial e deve ser escrito como 9.35 p.m. ou 6.21 a.m. (ou seja, o separador entre as horas e os minutos é um ponto final e as partes p.m. e a.m. têm de ter sempre pontos finais).

O formato de 24 horas é o preferencial nos dispositivos digitais, como PCs, telemóveis, tablets, etc. e é o formato padrão no Android, em que o separador são os dois pontos, por exemplo, 14:24.

8 Dias úteis

Os dias de trabalho padrão são de segunda a sexta-feira.

Lembre-se de que os britânicos dizem e escrevem "segunda a sexta-feira" e não "segunda até sexta-feira".

9 O que deve evitar no mercado britânico

Cada cultura tem diferentes superstições e tradições sempre relevantes, sobretudo quando pretende entrar num novo mercado. Os britânicos consideram o número 13 de azar. A data Sexta-feira 13 é também considerada de azar, sobretudo para os viajantes.

10 Sugestões de localização importantes

Seguem-se as cinco principais sugestões de tradução que deve utilizar para soar rapidamente como um local:

  1. Tome nota das diferenças entre os EUA e o Reino Unido em termos de ortografia, pontuação, preços, formatos de data, medidas, terminologia, etc.

  2. Evite coloquialismos e expressões que utiliza no seu idioma, uma vez que podem não fazer sentido no mercado do Reino Unido. Por exemplo "está a chover a potes".

  3. Tenha em consideração as diferenças culturais para não confundir ou ofender o seu público-alvo britânico. Por exemplo, não mencione o Dia de Ação de Graças numa promoção nem assuma que será compreendido no Reino Unido.

  4. Um texto de marketing criado para um público-alvo dos EUA nem sempre é ideal para um público-alvo britânico. Nesses casos, utilize um serviço de transcriação que ajudará a manter a ideia e o tom originais, tornando, ao mesmo tempo, o texto mais adequado para um público-alvo britânico.

  5. Nos EUA, utiliza-se preferencialmente a primeira letra maiúscula em cada palavra no texto. No Reino Unido, o escritor raramente utiliza a primeira letra maiúscula em cada palavra, mesmo em títulos e separadores. É considerado um pouco "agressivo".

11 Diretrizes adicionais