Como os pagamentos móveis estão sendo usados ​​para compras online

Melhore a experiência de compra em dispositivos móveis nos mercados emergentes e estabelecidos

1 Vista geral

O desafio

Com 34% das compras de retalho online a ocorrerem em dispositivos móveis1 e as pessoas nos mercados emergentes a utilizarem os pagamentos através de dispositivos móveis como a primeira opção de pagamento, tem de garantir que consegue tornar a experiência de compra em dispositivos móveis fácil.

O seu objetivo

Certifique-se de que os seus clientes consideram o seu site compatível com dispositivos móveis, quer estejam a navegar às 04:00 ou à hora de almoço. Saiba mais acerca dos vários métodos de pagamento através de dispositivos móveis disponíveis para os seus clientes e prepare o seu site para dispositivos móveis para eles.

O que são pagamentos através de dispositivos móveis?

São pagamentos efetuados através de um dispositivo móvel, como um telemóvel ou um tablet. As pessoas podem optar por utilizar os pagamentos através de dispositivos móveis em vez de pagarem diretamente com cartões de crédito ou débito, dinheiro ou cheques. São úteis para os clientes, uma vez que oferecem uma forma extremamente cómoda de pagar um produto ou um serviço.

Nos países em que a utilização dos serviços bancários e do cartão de crédito é baixa, a utilização de dispositivos móveis é muitas vezes elevada e os pagamentos através de dispositivos móveis permitem aos clientes efetuar compras de uma forma não tradicional.

A subida global da utilização de smartphones aumentou o número de pagamentos através de dispositivos móveis. Além disso, tem tudo para continuar a subir. De acordo com o relatório Digital Payments 2020 publicado em 2016 pelo Boston Consulting Group e a Google2:

  • Prevê-se que os serviços de Internet em dispositivos móveis atinjam 3 mil milhões de utilizadores até 2020. Este valor é aproximadamente 65% da população adulta mundial.
  • Até 2020, o principal método de acesso à Internet será através de dispositivos móveis (80%) e 58% destes utilizadores de dispositivos móveis irão aceder à Internet através de um smartphone.

Como é que as pessoas efetuam pagamentos através de dispositivos móveis?

As pessoas podem efetuar pagamentos a partir dos seus dispositivos móveis de várias formas:

Pagamentos por SMS

São populares entre os consumidores da Europa e da Ásia. Um cliente envia um pedido de pagamento através de uma mensagem de texto SMS. É enviada uma cobrança premium para a fatura do telemóvel ou carteira online. O comerciante é informado quando o pagamento tiver sido efetuado com êxito.

Códigos QR

Um cliente que pague com um código QR mostra-o no respetivo dispositivo móvel, que é digitalizado em seguida por um dispositivo do ponto de venda ou outro dispositivo móvel.

Compras na app

As pessoas efetuam compras na app a partir de uma app para dispositivos móveis que estão a utilizar. Podem efetuar uma compra na app para aceder a conteúdo especial numa app, como poderes adicionais ou personagens especiais. Normalmente, trata-se de um processo de compra simples para o cliente.

Compras baseadas na Web

As compras baseadas na Web são efetuadas através de páginas Web ou apps adicionais que foram transferidas e instaladas num telemóvel para efetuar um pagamento. É uma forma rápida e simples de efetuar pagamentos. Para obter a melhor experiência e simplificar as transações, os clientes já devem estar pré-registados nos respetivos serviços de pagamentos online, como o PayPal ou o One Touch.

2 Facilitar os pagamentos através de dispositivos móveis

Existem diferentes plataformas que facilitam ao máximo os pagamentos para os consumidores e os comerciantes. O Google Pay e o Apple Pay armazenam os detalhes da conta bancária e do cartão de crédito do cliente nos dispositivos móveis e simplificam as compras. É possível adicionar saldo com várias formas de pagamento, incluindo dinheiro.

Google Pay

O Google Pay permite que as pessoas efetuem pagamentos nos respetivos telemóveis e funciona com centenas de milhares de pontos de pagamento sem contacto em todo o mundo.

O Google Pay é fácil de configurar, o que o torna muito apelativo para os consumidores. Só precisam de transferir a app Google Pay a partir do Google Play e selecionar o cartão de débito ou crédito, cartão de fidelidade ou vale de oferta participante com o qual pretendem pagar.

Os pagamentos na app também podem ser efetuados com o Google Pay. Tal significa que os consumidores não têm de introduzir os detalhes sempre que efetuarem um pagamento na app.

A segurança está incorporada no Google Pay. Cada transação é monitorizada e é atribuído um número de conta virtual ao utilizador, o que protege os detalhes do cartão. Além disso, se o telemóvel for perdido, pode ser bloqueado através do Gestor de Dispositivos Android.

Apple Pay

O Apple Pay é um serviço de pagamentos através de dispositivos móveis e uma carteira digital que permite que as pessoas realizem pagamentos com um iPhone, um Apple Watch, um iPad ou um Mac e funciona com os terminais sem contacto existentes. Os pagamentos na app e na Web também podem ser feitos com o Apple Pay. Ao pagar, é utilizado um número específico do dispositivo e um código de transação exclusivo, pelo que o seu número de cartão nunca é armazenado no dispositivo nem partilhado com os comerciantes.

3 Otimize o seu site

Como o número de compradores que utilizam os telemóveis para fazer compras está a aumentar, é importante garantir que o seu site foi concebido para tornar estas compras simples. Seguem-se algumas sugestões para garantir que os compradores se mantêm no seu site para concluir uma compra:

Permita que as pessoas comprem como convidadas

Forneça uma opção de comprar como convidado para que um potencial cliente não tenha de se registar ou iniciar sessão para efetuar uma compra no site ou app para dispositivos móveis da sua empresa. Isto permite manter a compra simples e breve.

Torne o processo de pagamento seguro

As pessoas procuram os retalhistas como garantia de que as suas informações pessoais estarão seguras. Siga as opções de práticas recomendadas, como marcações HTTPS no seu site.

Forneça várias opções de pagamento com carteiras eletrónicas

Os clientes gostam de ter carteiras eletrónicas como opções de pagamento. As apps e os sites para dispositivos móveis que disponibilizam opções de pagamento, como o Google Pay, o PayPal e o Apple Pay, simplificam o processo de pagamento e fornecem segurança incorporada.

Faça um resumo detalhado após a compra

Faça um resumo detalhado e fácil de editar das transações com todas as informações de que o cliente possa precisar para validar a encomenda.

Resumo

Os clientes esperam obter uma experiência de pagamentos através de dispositivos móveis simples e quase instantânea. Estas expetativas estão a mudar a forma como as pessoas compram e vendem. Certifique-se de que se antecipa a estas tendências significativas para ter clientes satisfeitos e conseguir mais vendas.

4 Fontes


  1. Google Analytics, dados agregados de retalhistas, EUA, março de 2016 

  2. BCG-Google Digital Payments 2020