Como abordar uma campanha do Google Ads internacional

Um guia para que o Google Ads funcione em mercados internacionais

1 Vista geral

O desafio

Ao expandir-se a nível global, é muito provável que tenha de realizar campanhas do Google Ads em mercados internacionais onde o inglês não é o idioma principal.

O seu objetivo

Maximizar a sua exposição online em novos mercados internacionais, otimizar as vendas e motivar os utilizadores a regressarem.

Abordagem

Com o Google Ads, pode alcançar potenciais clientes internacionais quando estão interessados em fazer compras. Pode ver quantas pessoas veem os seus anúncios, visitam o seu Website ou ligam para a sua empresa. Pode inclusivamente segmentar subsecções de pessoas específicas.

Quando souber o que está a funcionar e o que não está, pode ajustar os anúncios e testar as alterações para ver se resultam melhor.

Além disso, paga apenas pelos resultados. Assim, se um cliente não clicar no anúncio nem agir a partir do mesmo, não paga nada. A inscrição no Google Ads é gratuita. Além disso, como define o seu próprio orçamento, os custos vão depender dos objetivos que pretende alcançar com a sua publicidade.

2 Descubra as oportunidades no estrangeiro

Após usar o Market Finder para encontrar potenciais mercados internacionais, está na altura de identificar e atrair os seus públicos-alvo. Se os conhecer, pode personalizar as suas campanhas do Google Ads globais para funcionarem em Pesquisa, Display e Vídeo, para que as campanhas se liguem ao público-alvo certo no momento certo.

Informações obtidas a partir do seu próprio site e das suas contas:

Compreenda como poderá ligar-se aos utilizadores com base no trabalho já realizado

Tenha em conta as diferenças culturais e localize as palavras-chave, os anúncios e as páginas de destino

Invista em serviços de tradução profissional para garantir que os elementos textuais da sua campanha soam como se fossem produzidos localmente. No entanto, a tradução para um novo idioma não é suficiente. O percurso do cliente varia em função do mercado e os seus anúncios devem ajustar-se em conformidade. Desenvolva as suas estratégias para se alinharem com a forma como os potenciais clientes pesquisam. O comportamento destes está diretamente associado ao modo como estabelecem contacto com a sua marca e, para tal, deverá disponibilizar o conteúdo certo no local certo e, assim, tirar partido da situação.

Tenha atenção às diferenças culturais

Pode ser necessário alterar elementos como símbolos, cores e imagens no seu site. Pense nos seus apelos à ação. Por exemplo, seja mais deferente nos países em que a cortesia seja apreciada. O próprio meio que utiliza para estabelecer contacto com os utilizadores está sujeito à influência do mercado. O excelente desempenho de um conteúdo de vídeo numa determinada localização poderá ser mais eficaz em formato de anúncio gráfico noutra localização. O navegador de Internet utilizado preferencialmente num determinado mercado poderá afetar a conversão das suas páginas de destino. Pondere utilizar velocidades médias de banda larga e conceba um site que carregue rapidamente em qualquer lugar.

As ferramentas e os guias do Market Finder podem ajudar

Tendências gerais de marketing: compreenda o comportamento online de diferentes mercados, avalie como esse comportamento se adequa aos seus objetivos e estabeleça metas realistas. O Market Finder ajuda a descobrir de que forma as pessoas utilizam a Internet em todo o mundo e a criar análises personalizadas do acesso online e da utilização de dispositivos nos países segmentados. Pode analisar detalhadamente métricas como o comportamento de compras online, análise detalhada de compras por produto, utilização de smartphones em compras online e muito mais.

Referências de display: pretende saber como as suas campanhas da Rede de Display se comparam com o restante setor? Ou como diferentes formatos e tamanhos de anúncio se comparam entre si em termos de desempenho? Esta ferramenta permite-lhe aceder a referências do setor de atividade atualizadas para melhor planear e medir o êxito das suas campanhas da Rede de Display.

Guias do Market Finder

3 Ative a sua campanha do Google Ads

Decida quais são os objetivos da sua campanha internacional

O que pretende alcançar?

  • Vender mais produtos ou serviços?
  • Fomentar a fidelidade dos clientes?
  • Interagir com clientes?
  • Aumentar a notoriedade da marca?

Pesquisa ou Display?

O Google Ads tem duas redes principais: a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. A Rede de Pesquisa alcança pessoas que estão a pesquisar bens ou serviços específicos. A Rede de Display ajuda a captar a atenção de alguém numa fase mais precoce do ciclo de compra, com uma variedade de formatos de anúncios em todo o universo digital. Esta rede abrange mais de dois milhões de Websites com um alcance superior a 90% de todas as pessoas na Internet. Foi concebida para ajudar a encontrar o público-alvo certo em milhões de Websites a nível global.

Escolha e adote uma estrutura de conta

Alcançar novos países torna as suas contas mais complexas, mas pode gerir essa complexidade através da estrutura da conta. Seja qual for a sua decisão, comprometa-se com a mesma. A consistência proporciona uma base sólida para controlo e especialização e permite elaborar melhores relatórios, orçamentos, automatização e gestão de contas, independentemente do número de campanhas que tiver na sua conta de gestor.

Embora não exista uma única forma correta de estruturar a sua conta, existem três abordagens mais frequentes:

  • Um CID (ID de cliente) para cada país e idioma. Os produtos estão incluídos nas campanhas.
  • Um CID para cada país e produto. Os idiomas estão incluídos nas campanhas.
  • Um CID para cada idioma. Os produtos e os países estão incluídos nas campanhas.

Cada abordagem tem vantagens e desvantagens. Um CID por idioma pode ser mais fácil de gerir, mas pode dificultar a gestão de orçamentos ao nível da linha de produtos. Um CID para cada país e produto pode permitir estabelecer prioridades e otimizar os mercados principais, mas o trabalho de gestão é muito maior.

Se tiver consciência das suas limitações e preferências de gestão, pode identificar a melhor abordagem para a sua conta. Tenha em conta aspetos como a estrutura interna e como pode ser ajustada às suas campanhas. Como está organizada a sua equipa e qual é a melhor forma de o Google Ads dar resposta a essa organização? Como são geridos os seus orçamentos: em função das equipas, dos produtos ou dos países?

4 Otimize e melhore a resposta da sua campanha

Analytics

Assim que tiver uma estratégia de expansão internacional mais abrangente implementada, terá de refleti-la no Google Ads. Comece com o que já funciona. Embora não existam dois mercados iguais, replicar a estrutura e as táticas da sua campanha nacional pode ajudar a determinar de que modo os novos mercados respondem em termos comparativos. Contudo, o valor do utilizador, a concorrência e os custos dos bens vendidos podem variar, por isso, tenha essas diferenças em conta ao definir alvos de desempenho. Realize testes com frequência para estar a postos para mudar de direção, se o desempenho assim o ditar (veja "Automatização" abaixo). E lembre-se de que, embora seja recomendável ter um objetivo estável, pode rever os seus alvos de desempenho em resposta aos resultados.

Convenções de nomenclatura

Ainda que a nomenclatura lhe pareça simples à medida que consegue uma expansão para um ou dois países, torna-se mais complicada com o aumento da expansão. Por isso, utilize um sistema de nomenclatura consistente em todas as campanhas, grupos de anúncios e etiquetas. Desenvolva abreviaturas e sintaxes padrão nos nomes. Deve incluir elementos como o país, o idioma e o método de segmentação nas etiquetas sempre que possível.

Automatização

Quanto maior for a expansão, mais terá para gerir em conjunto com a sua equipa. As ferramentas automáticas da Google também podem ajudar. Uma conta organizada de forma consistente também ajudará a tirar mais partido de ferramentas como estas, uma vez que, depois de implementar a estrutura, não precisa de se preocupar com a maioria das otimizações quotidianas.

Por exemplo:

  • Lances automáticos proporcionam lances melhores e mais informados e permite poupar tempo.
  • Personalizadores de anúncios adaptam os seus anúncios de texto à pesquisa de um utilizador, ao dispositivo que está a utilizar, à localização ou até à data, à hora ou ao dia da semana. Podem inserir um preço, o tempo que falta antes de uma promoção terminar e qualquer outro texto definido por si.

A automatização pode ajudar a testar novos mercados. A realização de testes é fundamental para determinar o que funciona melhor no novo mercado. Mais uma vez, a Google possui ferramentas automáticas para ajudar.

!!! Sugestão

Utilize a biblioteca partilhada para criar [listas de palavras-chave](https://support.google.com/google-ads/answer/2453983)+ negativas, [crie extensões e anúncios](https://support.google.com/google-ads/answer/6072708)+ e, em seguida, partilhe entre todas as campanhas.

!!! Sugestão

Descubra e saiba mais acerca de como Internacionalizar com a Google na nossa [Comunidade de Exportadores](https://support.google.com/google-ads/search?q=%23goglobal&from_promoted_search=true&count=9)+.

Inscreva-se no nosso boletim informativo das práticas recomendadas para obter sugestões avançadas para o Google Ads e atualizações diretamente na sua caixa de entrada.