Planeie a sua logística para Espanha

Guia disponibilizado pela Ingram Micro Commercial & Lifecycle Services

1 Vista geral

O desafio

Espanha é a quinta maior economia da Europa, com uma elevada classificação em termos de facilidade de fazer negócios, uma população predominantemente urbana e várias oportunidades de crescimento. Se estiver a ponderar a entrada da sua empresa nos mercados mediterrâneos, pondere expandi-la para Espanha e tirar partido do mercado de comércio eletrónico bem desenvolvido e amplamente utilizado.

O seu objetivo

Após ler este guia, vai compreender as oportunidades proporcionadas por Espanha e como tirar o máximo partido das mesmas, bem como obter uma ideia geral do posicionamento de Espanha no equilíbrio de poderes global e por que motivo este posicionamento afeta as empresas.

2 Expandir o negócio para Espanha

Quando planear a forma de expandir a sua empresa no estrangeiro, é importante considerar o panorama atual do mercado em que pretende entrar.

Espanha é a quinta maior economia da Europa e uma das maiores economias do mundo em termos de paridade do poder de compra (o custo dos bens e serviços é igual, tendo em consideração as diferentes moedas). Com uma população de 46,4 milhões de pessoas, um crescimento anual do PIB de 3,2% e um PIB per capita de 26 643 $, Espanha ocupa o 29.º lugar na lista da Forbes dos melhores países para negócios.

Os setores importantes da economia de Espanha incluem: comércio grossista e de retalho, transportes, alojamento e serviços alimentares. Os principais parceiros de exportação de Espanha são a França, a Alemanha e o Reino Unido e os principais parceiros de importação são a Alemanha, a França e a China.

alt text

3 Factos rápidos e vantagens da atividade comercial em Espanha

  • As vendas a retalho online representam apenas 4,8% do total de vendas a retalho, o que significa que as pessoas se deslocam às lojas para compras a retalho

  • As plataformas de comércio eletrónico líderes em Espanha incluem a Amazon.es (871 milhões de euros), a Elcorteingles.es (651 milhões de euros), a Zara.com (371 milhões de euros), a PC Componentes (271 milhões de euros) e a Vente-privee.com (176 milhões de euros)

  • Cerca de 65,5% da população utiliza a Internet

  • O comércio eletrónico é utilizado por 50,6% da população e espera-se que alcance os 65,9% até 2027

4 Tendências dos clientes

É essencial refletir sobre o comportamento dos clientes antes de expandir a sua empresa para novos mercados. De que forma o seu cliente-alvo costuma comprar produtos? Qual é o método de entrega preferencial dos clientes? Os fatores seguintes dão uma ideia do impacto que as tendências dos clientes vão ter na sua atividade comercial em Espanha.

  • Um comprador online típico em Espanha encontra-se na faixa etária dos 25 aos 54 anos. As compras online são mais populares na faixa etária dos 35 aos 44 anos

  • 80% da população espanhola reside em áreas urbanas, o que contribui para a facilidade nas entregas

  • As categorias de compras online incluem artigos de vestuário, brinquedos, artigos para hobbies e bricolage e produtos eletrónicos e multimédia

  • A probabilidade de os consumidores espanhóis efetuarem compras aumenta quando o envio é grátis, os preços online são inferiores aos das localizações físicas, as devoluções são simples e estão disponíveis opções de pagamento seguras

  • A probabilidade de os consumidores espanhóis efetuarem compras aumenta se uma marca tiver uma forte presença nas redes sociais (Facebook, Twitter ou Instagram), tiver um elevado número de críticas online e for popular

  • As opções de pagamento preferenciais incluem o pagamento seguro e o pagamento por cartão de crédito, seguidas pelo PayPal e o pagamento contra reembolso

  • 90,7% dos compradores espanhóis participam no comércio eletrónico e a sua infraestrutura é eficaz e bem desenvolvida

5 Modelos de processamento de encomendas

Comércio eletrónico transfronteiriço

A maioria dos bens adquiridos através do comércio eletrónico transfronteiriço em Espanha é proveniente de Itália e de outros países da UE (representam mais de 92% das transações transfronteiriças). 56,5% das transações de comércio eletrónico em Espanha ocorrem em sites estrangeiros. No que respeita a compras transfronteiriças, é mais provável que os consumidores espanhóis comprem na Alemanha, em França e no Reino Unido do que em qualquer outro país da UE. No que respeita às compras fora da UE, é mais provável que os consumidores espanhóis comprem nos Estados Unidos e no Canadá. Atualmente, Espanha ocupa o 23.º lugar na classificação do Índice de Desempenho Logístico do Banco Mundial em termos de desempenho do setor de logística no comércio mundial.

Processamento de encomendas dentro da UE

Pode fazer de Espanha uma localização a partir da qual processa encomendas para consumidores europeus. No entanto, é importante ter em consideração o processo de localização, uma vez que muitos consumidores da UE preferem efetuar compras nos respetivos idiomas nativos. Como se trata de um país que pertence à UE, pode tirar partido das regras de IVA da UE para vendas à distância, o que lhe permite testar vários mercados da UE sem o custo oneroso da conformidade com o IVA.

Processamento de encomendas dentro de Espanha

Para fins de processamento de encomendas dentro de Espanha, pondere instalar-se em Barcelona, Madrid e Valência. Todas estas localizações são próximas de áreas com uma densidade populacional elevada e são destinos atrativos para a logística.

6 Transporte

Transportadoras de encomendas pequenas

A maioria do correio enviado dentro de Espanha demora cerca de três dias a chegar ao destino. Os correios espanhóis (Correos) utilizam vários métodos de envio baseados no tempo de trânsito e no destino. As transportadoras de encomendas pequenas comuns incluem:

  • Correos
  • DHL
  • Zeleris
  • Aramex
  • UPS
  • FedEx

Transportadoras de carga fracionada (LTL) e carga completa (FTL)

  • K&N
  • XPO
  • DHL
  • DB Schenker
  • Timex

7 Como iniciar a atividade comercial em Espanha

Ao ponderar a sua entrada no mercado espanhol, pense nos prós e contras de constituir uma empresa e no tipo de estrutura empresarial adequado para si. Também tem de compreender os requisitos regulamentares do comércio eletrónico em Espanha e determinar se tem de registar qualquer marca comercial para o seu produto. Consoante a origem dos seus produtos, confirme se podem ser importados e encontre um centro logístico e transportadoras que abranjam as regiões que está a segmentar.

O Market Finder inclui uma análise detalhada do índice Doing Business do Banco Mundial, que lhe permite ter uma ideia da facilidade de fazer negócios em Espanha. Esta pontuação classifica cada uma das economias mundiais relativamente à facilidade de constituir e gerir uma empresa local, numa escala de 1 a 190. São avaliados 10 aspetos para obter a pontuação. Estes incluem a facilidade de obtenção de eletricidade, a facilidade de obtenção de crédito e o potencial para o comércio transfronteiriço.

Ao realizar negócios num novo mercado, é recomendável conhecer os desafios administrativos, regulamentares e logísticos que podem surgir. Com o Market Finder, é muito mais fácil compreender os requisitos legais e a logística. O produto oferece-lhe mais apoio técnico e ferramentas, incluindo estatísticas e guias detalhados.

alt text

A Ingram Micro Commerce & Lifecycle Services fornece soluções de logística que ajudam as empresas a estabelecer a ligação entre a oferta e a procura.

Nota

Os conteúdos disponibilizados no site destinam-se apenas a fins informativos. Para aconselhamento financeiro, fiscal ou jurídico, consulte um especialista.