Planeie a sua logística para o México

Das empresas Ingram Micro Commercial e Lifecycle Services

1 Vista geral

O desafio

O compromisso de integração no comércio do México e a sua abertura ao investimento estrangeiro, combinados com um esforço de reforma económica, prometem grandes oportunidades de crescimento para as empresas. Considere o México se tiver interesse em investir numa importante economia emergente com uma sólida base de consumidores.

O seu objetivo

Após ler este guia, vai compreender as oportunidades proporcionadas pelo México e como tirar o máximo partido das mesmas, bem como obter uma ideia geral do posicionamento do México no equilíbrio de poderes global e por que motivo este posicionamento afeta as empresas.

2 Expandir o negócio para o México

Quando planear a forma de expandir a sua empresa no estrangeiro, é importante considerar o clima atual do mercado em que pretende entrar.

O México posicionou-se como um local atrativo para o crescimento do comércio eletrónico. Com uma previsão de expansão no comércio eletrónico, o mercado está preparado para crescer drasticamente nos próximos cinco anos e ocupa uma posição acima da Espanha, do Chile e do Brasil.1 Desde a década de 90, o México tem demonstrado um compromisso de integração no comércio crescente através da celebração de acordos de comércio livre (ACL), com uma política comercial que se encontra entre as mais abertas do mundo.

Nos últimos anos, o México tem implementado um ambicioso programa de infraestruturas, com a construção e a modernização de uma rede de 133 000 quilómetros de autoestradas, 76 aeroportos (64 com voos internacionais), 27 000 quilómetros de linhas férreas e 117 portos marítimos (68 são portos de contentores). Graças à nova infraestrutura, o México melhorou as suas ligações, nomeadamente por via rodoviária.2

O compromisso do México de investir na infraestrutura, o seu sistema de comércio livre favorável e um esforço de reforma económica bem-sucedido tornaram o país um local atrativo para a expansão do seu negócio.

alt text


  1. Índice de comércio eletrónico de retalho global 2015, da A.T. Kearney 

  2. PwC 

3 Factos rápidos e vantagens da atividade comercial no México

  • O comércio eletrónico da empresa para consumidor (B2C) em serviços e retalho totalizou 13,1 mil milhões de dólares em 2014 e prevê-se um crescimento anual de 26%, que ultrapassará os 40 mil milhões de dólares em 20191

  • O México participa em mais de 10 importantes acordos de comércio livre, o que lhe confere acesso a 45 países em todo o mundo e uma base de consumidores de mais de 1,2 mil milhões de pessoas2

  • O México ocupa a 50.ª posição no Índice de Desempenho Logístico do Banco Mundial, que classifica 160 países em termos de eficiência logística


  1. eMarketer, A.T. Kearney 

  2. Congressional Research Service 

4 Tendências dos clientes

É essencial refletir sobre o comportamento dos clientes antes de expandir a sua empresa para novos mercados. De que forma é que o seu cliente-alvo costuma comprar produtos? Qual é o método de entrega preferencial dos clientes? Os fatores seguintes dão uma ideia do impacto que as tendências dos clientes vão ter na sua atividade comercial no México.

  • As compras online representam apenas 2% dos 200 mil milhões de vendas de retalho anuais do país, mas com uma taxa de crescimento anual de mais de 16%, o que constitui uma oportunidade para as empresas tirarem partido desta tendência1

  • No México, os pagamentos online são dominados por métodos de pagamento locais. Mais de 40% das compras são efetuadas através de cartões de crédito e débito, seguidos do pagamento em dinheiro e contra reembolso com 32% e por transferência bancária com 15%2

  • O fornecimento padrão é comum e aceitável no México

  • A utilização de dispositivos móveis regista um aumento estável, com uma penetração global de 49%3

  • Em 2016, 75% dos compradores online no México fez compras através de um computador de mesa4

  • Existem atualmente 38 milhões de compradores online no México, maioritariamente na faixa etária dos 16 aos 44 anos5


  1. Wall Street Journal 

  2. The PayPers 

  3. Statista Digital Market Outlook 

  4. Barómetro do consumidor da Google, A.T. Kearney 

  5. A.T. Kearney 

5 Modelos de distribuição

Compras transfronteiriças com destino ao México: pontos de partida nos EUA

Pontos de partida como San Diego, Laredo e Miami são populares para o transporte de produtos para o México. A partir destes locais, consegue fazer chegar o seu produto à Cidade do México em menos de um dia.

San Diego, Califórnia

  • Um dos 30 principais portos de contentores dos Estados Unidos, atrai quase três milhões de toneladas por ano
  • Duas instalações de carga marítima
  • Transporte para a Cidade do México num dia
  • Desalfandegamento: até duas horas1

Laredo, Texas

  • O maior porto interior dos EUA
  • Transporte para a Cidade do México em três dias
  • Desalfandegamento: até seis horas2

Miami, Flórida

  • O maior porto de passageiros do mundo
  • O 15.º porto em termos de volume de carga de exportação e o 18.º em termos de volume de carga de importação nos EUA
  • A principal porta de entrada para a América Latina3

Os seguintes locais constituem importantes centros de importação para o México:

Aeroporto Internacional da Cidade do México

  • Transporte para a Cidade do México num dia

Manzanillo, México

  • Importações marítimas da Ásia

Veracruz, México

  • Importações marítimas da Europa

Distribuição dentro do México

Com base na localização e na procura do mercado, a área da Cidade do México é a localização preferida para os centros de distribuição. Com uma população metropolitana de, aproximadamente, 20 milhões, a Cidade do México é a maior área urbana do México e uma das cidades mais populosas do mundo. A cidade está rodeada por duas circulares e várias vias rápidas e estradas com portagem ligam a Cidade do México a outros importantes centros de comércio. A distribuição a partir da área que circunda a Cidade do México permite aos expedidores dar resposta à população da Cidade do México e, ao mesmo tempo, servir como ponto de distribuição central para o resto do país.


  1. Departamento de Transportes da Califórnia 

  2. Departamento de Transportes de Laredo 

  3. Journal of Commerce 

6 Transporte

Transportadoras de encomendas e diretamente ao consumidor

  • DHL Parcel
  • UPS
  • FedEx
  • Estafeta

Transportadoras de carga fracionada (LTL) e carga completa (TL)

  • LTL: Estafeta, Castores
  • TL: Transportes TUM, PITIC

7 Como iniciar a atividade comercial no México

Ao ponderar a sua entrada no mercado mexicano, pense nos prós e contras de constituir uma nova empresa para fazer negócio e no tipo de estrutura empresarial adequado para si. Determine se o seu produto necessita de uma declaração de importação, bem como os impostos e direitos aplicáveis que poderá ter de suportar. Por último, encontre um centro de distribuição e transportadoras que abranjam as regiões que lhe interessam.

O Market Finder inclui uma análise detalhada do índice Doing Business do Banco Mundial, que lhe permite ter uma ideia da facilidade de fazer negócios no México. Esta pontuação classifica cada uma das economias mundiais relativamente à facilidade de constituir e gerir uma empresa local, numa escala de 1 a 190. São avaliados 10 aspetos para obter a pontuação. Estes incluem a facilidade de obtenção de eletricidade, a facilidade de obtenção de crédito e o potencial para o comércio transfronteiriço.

Ao realizar negócios num novo mercado, é recomendável conhecer os desafios administrativos, regulamentares e logísticos que podem surgir. O Market Finder permite-lhe compreender os requisitos legais e a logística com mais facilidade, bem como disponibiliza apoio técnico adicional e ferramentas, incluindo estatísticas e guias detalhados.

alt text

A Ingram Micro Commerce & Lifecycle Services fornece soluções de logística que ajudam as empresas a estabelecer a ligação entre a oferta e a procura.

!!! Sugestão "Nota"

Os conteúdos disponibilizados no site destinam-se apenas a fins informativos. Para aconselhamento financeiro, fiscal ou jurídico, consulte um especialista.