Planeie a sua logística para Itália

Guia disponibilizado pela Ingram Micro Commercial & Lifecycle Services

1 Vista geral

O desafio

Itália é a terceira maior economia na Europa, conta com um setor de comércio eletrónico em crescimento, uma quota de 3,65% no mercado mundial dos bens de consumo e oferece boas oportunidades às empresas. Se estiver a ponderar a entrada da sua empresa no mercado europeu, pondere expandi-la para Itália e tirar partido do potencial deste país enquanto centro de distribuição.

O seu objetivo

Após ler este guia, vai compreender as oportunidades proporcionadas por Itália e como tirar o máximo partido das mesmas, bem como obter uma ideia geral do posicionamento de Itália no equilíbrio de poderes global e por que motivo este posicionamento afeta as empresas.

2 Expandir o negócio para Itália

Itália é a terceira maior economia na Europa e a oitava maior do mundo por PIB nominal. O PIB per capita é 36 300 $ e a população de 62 milhões está concentrada em Roma, Nápoles e ao longo das costas Mediterrânea e Adriática. Ocupa o 42.º lugar na lista da Forbes dos melhores países para negócios e o 28.º lugar em termos da facilidade de fazer negócios.

As principais indústrias de Itália incluem têxteis e vestuário, alimentos e bebidas, metais e fabrico de metais, químicos, construção naval, farmacêutica e equipamento médico.

alt text

3 Factos rápidos e vantagens da atividade comercial em Itália

  • Mais de 30% dos italianos têm entre 35 e 54 anos
  • A utilização da Internet ultrapassa 68% e a utilização de dispositivos móveis é superior a 82%
  • O comércio eletrónico diretamente para o consumidor cresce mais de 10% anualmente
  • Itália ocupa o 13.º lugar em termos europeus e o 21.º a nível global no Índice de Desempenho Logístico
  • Estima-se que o volume de negócios de comércio eletrónico em Itália ascendeu a 19,6 mil milhões de euros em 2016
  • Itália representa 3,65% do mercado mundial dos bens de consumo

4 Tendências dos clientes

É essencial refletir sobre o comportamento dos clientes antes de expandir a sua empresa para novos mercados. De que forma o seu cliente-alvo costuma comprar produtos? Qual é o método de entrega preferencial dos clientes? Os fatores seguintes dão uma ideia do impacto que as tendências dos clientes vão ter na sua atividade comercial em Itália.

  • De acordo com o relatório da Ecommerce Foundation, cada comprador que utiliza o comércio eletrónico em Itália gasta anualmente 938 €, e o valor de encomenda médio é 75 €

  • As categorias de produtos populares incluem vestuário, casa e jardim, meios de comunicação e entretenimento, calçado e estilo de vida

  • Os consumidores italianos compram maioritariamente do Reino Unido e da Alemanha

  • Os compradores italianos querem custos de entrega transparentes e preferem ter conhecimento dos mesmos no início da experiência de compra online. Os vendedores têm mais sucesso quando oferecem diversas opções de entrega

  • Num inquérito realizado pela Comscore, 97% dos consumidores italianos indicaram que poder acompanhar a compra é um aspeto essencial ou apreciado

  • 59% indicaram ter interesse em acompanhar embalagens através de alertas de email, e 55% estavam interessados na possibilidade de acompanhar embalagens diretamente através dos Websites dos retalhistas

  • 73% dos consumidores italianos indicaram que consultam a política de devoluções e trocas de uma empresa antes da compra, e 66% mencionaram que voltariam a comprar a vendedores que oferecem devoluções sem complicações

  • 51% dos consumidores italianos preferem recolher compras online nas lojas, e 59% pretendem a opção de comprar um produto online e devolvê-lo numa loja

5 Distribuição em Itália

Compras transfronteiriças com destino a Itália

Em Itália, os consumidores efetuam compras nacionais e transfronteiriças (o motivo apontado para a maioria das transações de comércio eletrónico transfronteiriças é a disponibilidade limitada dos produtos italianos). Estudos demonstram que as compras transfronteiriças dos consumidores italianos têm como principal origem outros países europeus, normalmente a Alemanha e o Reino Unido.

Distribuição dentro da UE

Pode fazer de Itália uma localização a partir da qual distribui encomendas para consumidores europeus. No entanto, é importante ter em conta a localização, uma vez que muitos consumidores da UE preferem efetuar compras nos respetivos idiomas nativos. Se estiver na UE, pode tirar partido das regras de IVA da UE para vendas à distância, que lhe permitem testar vários mercados sem o custo oneroso da conformidade com o IVA.

Distribuição dentro da Itália

O norte de Itália oferece um potencial de crescimento forte para distribuição, especialmente tendo em conta o aumento do tráfego de mercadorias através dos portos italianos no norte do Adriático. Milão faz parte da lista dos principais 20 mercados de distribuição da Europa, ocupando o 15.º lugar em 30 relativamente a infraestruturas, acessibilidade e acesso ao mercado. É a principal região onde ocorre a distribuição dentro de Itália.

6 Transporte

Transportadoras de encomendas pequenas

  • Poste Italiane Group
  • DHL
  • TNT Express
  • FedEx
  • Uniposta

Transportadoras de carga fracionada (LTL) e carga completa (TL)

  • K&N
  • XPO
  • DHL
  • DB Schenker
  • LKW Walter
  • Dachser
  • Emmons

7 Como iniciar a atividade comercial em Itália

Ao ponderar a sua entrada no mercado italiano, pense nos prós e contras de constituir uma empresa e no tipo de estrutura empresarial adequado para si. Também tem de compreender os requisitos regulamentares do comércio eletrónico em Itália e determinar se tem de registar qualquer marca comercial para o seu produto. Consoante a origem dos seus produtos, confirme se podem ser importados e encontre um centro de distribuição e transportadoras que abranjam Itália.

O Market Finder inclui uma análise detalhada do índice Doing Business do Banco Mundial, que lhe permite ter uma ideia da facilidade de fazer negócios em Itália. Esta pontuação classifica cada uma das economias mundiais relativamente à facilidade de constituir e gerir uma empresa local, numa escala de 1 a 190. São avaliados dez aspetos para obter a pontuação. Estes incluem a facilidade de obtenção de eletricidade, a facilidade de obtenção de crédito e o potencial para o comércio transfronteiriço.

Ao realizar negócios num novo mercado, é recomendável conhecer os desafios administrativos, regulamentares e logísticos que podem surgir. O Market Finder permite-lhe compreender os requisitos legais e a logística com mais facilidade, bem como disponibiliza apoio técnico adicional e ferramentas, incluindo estatísticas e guias detalhados.

alt text

Ingram Micro Commerce & Lifecycle Services fornece soluções de logística que ajudam as empresas a estabelecer a ligação entre a oferta e a procura.

Nota

Os conteúdos disponibilizados no site destinam-se apenas a fins informativos. Para aconselhamento financeiro, fiscal ou jurídico, consulte um especialista.