Planeie a sua logística para a Alemanha

Guia disponibilizado pela Ingram Micro Commercial & Lifecycle Services

1 Vista geral

O desafio

A Alemanha é o país com a segunda maior população da Europa, tem o segundo maior mercado de comércio eletrónico, faz fronteira com nove países e oferece excelentes oportunidades a nível de crescimento continental. Mesmo que não esteja a pensar especificamente na Alemanha como o seu próximo mercado, deve ter em consideração que é uma das principais economias da Europa, bem como um dos principais exportadores.

O seu objetivo

Após ler este guia, vai compreender as oportunidades proporcionadas pela Alemanha e como tirar o máximo partido das mesmas, bem como obter uma ideia geral do posicionamento da Alemanha no equilíbrio de poderes global e por que motivo este posicionamento afeta as empresas.

2 Expandir o negócio para a Alemanha

Por ter uma posição central na UE, a Alemanha é uma localização ideal para plataformas logísticas e centros de distribuição na Europa. Ao servir mais de 82 milhões de cidadãos alemães, 150 milhões de consumidores em nove países vizinhos e cerca de 500 milhões de residentes na UE, a Alemanha atua como intermediário direto entre os mercados da Europa ocidental e oriental.1

A infraestrutura da Alemanha é extremamente desenvolvida: a rede de autoestradas do país é duas vezes mais densa do que a média da UE e os investimentos significativos nesta rede significam que as condições estão constantemente a ser melhoradas. A Alemanha planeia gastar 264 mil milhões de euros em estradas, pontes, caminhos de ferro e cursos de água navegáveis até 2030, o que torna o país bom para investir na instalação de uma plataforma europeia e aceder ao mercado local.2

O comércio eletrónico na Alemanha continua a crescer e estima-se que alcance os 99,33 $ mil milhões em 2018, o que representa oportunidades fantásticas para as vendas online.3 Por ser o país com a segunda maior população do continente e com o segundo maior mercado de comércio eletrónico da Europa, a Alemanha oferece uma relação vantajosa entre o número de compradores e de vendedores, além de ter bons centros logísticos para que possa fazer chegar os produtos aos clientes com facilidade e rapidez.

alt text


  1. Germany Trade & Invest 

  2. Reuters 

  3. eMarketer 

3 Factos rápidos e vantagens da atividade comercial na Alemanha

  • A Alemanha ocupa o primeiro lugar do Índice de Desempenho Logístico de 2016 do Banco Mundial, que classifica a eficiência logística de 160 países

  • A Alemanha é o gigante da logística da Europa, com receitas anuais superiores a 235 € mil milhões (superiores às receitas combinadas de França e do Reino Unido, o segundo e terceiro maiores geradores de receita de logística da Europa)

  • A Alemanha é sede de algumas das grandes empresas de logística líderes do setor, incluindo a Deutsche Post World Net, a DHL, a DB Schenker e a Dachser1

  • A Alemanha é líder mundial em inovação nos setores de logística, tecnologia e serviços, com cerca de três milhões de funcionários nesses setores em cerca de 60 000 empresas2

  • Os compradores alemães utilizam os tipos de pagamento fatura pendente e débito direto, uma caraterística única do país3

  • Até 2050, a população alemã na faixa etária superior a 60 anos vai representar cerca de 40% da população total, o que poderá contribuir para a criação de um cenário de comércio eletrónico único4


  1. Germany Trade & Invest 

  2. Germany Trade & Invest 

  3. Paypers 

  4. UPS 

4 Tendências dos clientes

É essencial refletir sobre o comportamento dos clientes antes de expandir a sua empresa para novos mercados. De que forma o seu cliente-alvo costuma comprar produtos? Qual é o método de entrega preferencial dos clientes? Os fatores seguintes dão uma ideia do impacto que as tendências dos clientes vão ter na sua atividade comercial na Alemanha.

  • As compras através de dispositivos móveis representam apenas 15% das vendas de comércio eletrónico na Alemanha1

  • 1 em cada 4 compradores alemães valoriza as opções de entrega rápida ou recolha no local. A entrega no mesmo dia não é essencial, mas mais de 50% dos compradores alemães consideram que a entrega padrão (envio em 3 a 5 dias) deveria ser grátis2

  • Quando efetuam compras transfronteiriças, os alemães preferem comprar no Reino Unido, nos EUA e em França. Os consumidores alemães têm maior probabilidade de efetuar compras transfronteiriças se a política de devolução internacional for igual à do seu país3

  • A Alemanha tem a maior taxa de devoluções da Europa e é responsável por cerca de metade de todas as devoluções a nível europeu4


  1. eCommerce Worldwide 

  2. eCommerce Worldwide 

  3. PayPal 

  4. PayPal 

5 Modelos de processamento de encomendas

Compras transfronteiriças com destino à Alemanha

Utilizar um centro logístico no norte da Alemanha oferece vantagens como o acesso a um porto marítimo (Hamburgo) e aeroportos, o que representa uma redução do custo geral da importação dos seus produtos para o país. No que respeita ao processamento de elevados volumes de encomendas, os países próximos onde os custos são mais reduzidos, como a Polónia, também oferecem soluções atrativas.

Processamento de encomendas dentro da UE

Por partilhar fronteiras com outros nove países, a Alemanha é uma localização central excelente para o processamento de encomendas dentro da Europa. Devido à sua posição central, o volume de bens transportados através da Alemanha é superior ao de qualquer outro país da Europa e para tal contribui a densidade da rede rodoviária e ferroviária do país, que é quase o dobro da média europeia.

Processamento de encomendas dentro da Alemanha

Várias das maiores empresas de logística têm sede na Alemanha. Muitas empresas de comércio eletrónico alemãs procuram ter localizações de processamento de encomendas perto das respetivas sedes alemãs. A zona central da Alemanha também é uma opção sólida e permite oferecer bons tempos de trânsito.

Se precisar de servir a região DACH (D = Alemanha, A = Áustria e CH = Suíça) a partir de um ponto situado na Alemanha, recomenda-se que tenha uma localização no sul da Alemanha.

6 Transporte

Transportadoras de encomendas pequenas

Estas são as transportadoras de encomendas pequenas mais comuns e as respetivas quotas de mercado:1

  • DHL 49%
  • DPD 16%
  • Hermes 14%
  • UPS 13%
  • GLS 8%

Transportadoras de carga fracionada (LTL) e carga completa (TL)

As seguintes transportadoras de carga fracionada (LTL) e carga completa (TL) são as principais opções para o transporte de mercadorias:

  • DB Schenker
  • DHL Freight
  • Kuehne + Nagel
  • LKW Walter
  • Dachser
  • Emmons

  1. schuhkurier 

7 Como iniciar a atividade comercial na Alemanha

Ao ponderar a sua entrada no mercado alemão, pense nos prós e contras de constituir uma empresa e no tipo de estrutura empresarial alemã adequado para si. Também tem de determinar qual a repartição de finanças aplicável, como se pode registar na Administração Fiscal e Aduaneira e verificar se tem de pagar IVA na Alemanha. Consoante a origem dos seus produtos, confirme se podem ser importados e encontre um centro logístico e transportadoras que abranjam a Alemanha.

O Market Finder inclui uma análise detalhada do índice Doing Business do Banco Mundial, que lhe permite ter uma ideia da facilidade de fazer negócios na Alemanha. Esta pontuação classifica cada uma das economias mundiais relativamente à facilidade de constituir e gerir uma empresa local, numa escala de 1 a 190. São avaliados dez aspetos para obter a pontuação. Estes incluem a facilidade de obtenção de eletricidade, a facilidade de obtenção de crédito e o potencial para o comércio transfronteiriço.

Ao realizar negócios num novo mercado, é recomendável conhecer os desafios administrativos, regulamentares e logísticos que podem surgir. Com o Market Finder, é muito mais fácil compreender os requisitos legais e a logística. O produto oferece-lhe mais apoio técnico e ferramentas, incluindo estatísticas e guias detalhados.

alt text

A Ingram Micro Commerce & Lifecycle Services fornece soluções de logística que ajudam as empresas a estabelecer a ligação entre a oferta e a procura.

Nota

Os conteúdos disponibilizados no site destinam-se apenas a fins informativos. Para aconselhamento financeiro, fiscal ou jurídico, consulte um especialista.