Planeie a sua logística para a República Checa

Das empresas Ingram Micro Commercial e Lifecycle Services

1 Vista geral

O desafio

A República Checa tem uma das maiores taxas de crescimento do PIB e uma das menores taxas de desemprego da UE, com um leque de fabricantes locais inovadores que oferecem um enorme potencial a empresas que pretendam investir. Em conjunto com a sua fiabilidade na realização de negócios, vale a pena considerar a República Checa para garantir uma presença forte na Europa Central.

O seu objetivo

Após ler este guia, vai compreender as oportunidades proporcionadas pela República Checa e como tirar o máximo partido das mesmas, bem como obter uma ideia geral do posicionamento da República Checa no equilíbrio de poderes global e por que motivo este posicionamento afeta as empresas.

2 Expandir o negócio para a República Checa

Com uma população de pouco mais de 10,5 milhões, a República Checa tem uma das maiores taxas de crescimento do PIB e uma das menores taxas de desemprego da UE. A República Checa ocupa o 28.º lugar da lista da Forbes dos melhores países com os quais desenvolver atividade comercial. As suas principais indústrias incluem: engenharia de alta tecnologia, eletrónica, veículos motorizados, maquinaria e produtos farmacêuticos.

alt text

3 Factos rápidos e vantagens da atividade comercial na República Checa

  • O PIB nominal é de cerca de 18 300 $, com uma paridade do poder de compra ligeiramente superior a 33 000 $

  • As exportações da República Checa representam cerca de 80% do PIB do país. As principais exportações incluem maquinaria, equipamento de transporte e eletrónica

  • Os principais parceiros de exportação incluem a Alemanha, Eslováquia e Polónia

  • A taxa de desemprego é inferior a 2,5%, a mais baixa da UE

  • Mais de 40% da população tem entre 25 e 54 anos de idade. Os desafios a longo prazo incluem um rápido envelhecimento da população, uma escassez de trabalhadores qualificados, um atraso no sistema educativo e uma necessidade de diversificação no sentido de uma economia mais baseada em serviços e na alta tecnologia e menos focada no fabrico.

4 Tendências dos clientes

É essencial refletir sobre o comportamento dos clientes antes de expandir a sua empresa para novos mercados. De que forma o seu cliente-alvo costuma comprar produtos? Qual é o método de entrega preferencial dos clientes? Os fatores seguintes dão uma ideia do impacto que as tendências dos clientes vão ter na sua atividade comercial na República Checa.

  • 8,4% das compras na República Checa são realizadas online e cerca de 70% da população compra, pelo menos, algumas vezes por ano

  • 75% dos clientes solicitam entrega no mesmo dia

  • Os clientes preferem selecionar um período e uma data de entrega

  • Os sites de comércio eletrónico da República Checa vendem mais frequentemente têxteis e acessórios (17%), artigos para a casa e jardim (11%), produtos eletrónicos (7%) e mercearias (6%)

  • As principais épocas de compras incluem os saldos antes do Natal, no mês de janeiro, antes da Páscoa e no meio do verão

  • As redes sociais mais populares incluem o YouTube e o Facebook. Estima-se que cerca de 95% da população com ligação à Internet no país utiliza o YouTube (a maioria dos utilizadores vê vídeos, mas não os carrega)

5 Modelos de distribuição

Compras transfronteiriças com destino à República Checa

Muitas empresas utilizam uma grande plataforma logística na Europa continental (frequentemente, nos Países Baixos ou na Alemanha) para gestão da distribuição na Europa, pelo que a República Checa está familiarizada com a realização de compras transfronteiriças. O comércio eletrónico transfronteiriço é cada vez mais popular entre os consumidores checos devido à variedade de produtos disponíveis no resto da Europa e, em particular, no setor da eletrónica, vestuário, acessórios e cosméticos. Para os consumidores checos, a oferta de apoio ao cliente, Websites fidedignos e opções de pagamento são importantes no momento de determinar a decisão de comprar.

Distribuição intra-V4

O V4, ou "Quarteto de Visegrado", é uma aliança cultural e política entre a República Checa, a Hungria, a Polónia e a Eslováquia. Dentro da região do V4, a República Checa é considerada como o inovador regional devido ao grande número de fabricantes locais e à baixa taxa de desemprego. As empresas de logística mantêm-se fortemente concentradas nos arredores de Praga, mas também podem encontrar-se em cidades do noroeste como Hradec Králové.

6 Transporte

Transportadoras de pequenas encomendas

  • DHL
  • Chronopost
  • GLS
  • DPD
  • Estações de correios locais

Transportadoras de carga fracionada (LTL)/carga completa (TL)

  • Dachsher
  • CEVA
  • K&N
  • Schenker
  • DSV
  • DHL
  • Rhenus
  • Basan

7 Como iniciar a atividade comercial na República Checa

Ao considerar a sua entrada na República Checa, pondere os prós e contras de diferentes estruturas empresariais. Pense também no tipo de modelo de distribuição mais adequado ao seu negócio. Qual é a forma mais eficaz de alcançar clientes e executar encomendas? Deve avaliar os requisitos regulamentares do comércio eletrónico e como os mesmos se aplicam ao seu negócio. Também tem de determinar se terá de estar registado no serviço de licenciamento comercial. Por último, encontre um centro de distribuição e transportadoras que abranjam as regiões da República Checa que lhe interessam.

O Market Finder inclui uma análise detalhada do índice Doing Business do Banco Mundial, que lhe permite ter uma ideia da facilidade de fazer negócios na República Checa. Esta pontuação classifica cada uma das economias mundiais relativamente à facilidade de constituir e gerir uma empresa local, numa escala de 1 a 190. São avaliados dez aspetos para obter a pontuação. Estes incluem a facilidade de obtenção de eletricidade, a facilidade de obtenção de crédito e o potencial para o comércio transfronteiriço.

Ao realizar negócios num novo mercado, é recomendável conhecer os desafios administrativos, regulamentares e logísticos que podem surgir. Com o Market Finder, é muito mais fácil compreender os requisitos legais e a logística. O produto oferece-lhe mais apoio técnico e ferramentas, incluindo estatísticas e guias detalhados.

alt text

Ingram Micro Commerce & Lifecycle Services fornece soluções de logística que ajudam as empresas a ligarem a procura à oferta.

!!! "Nota" de sugestão

Os conteúdos disponibilizados no site destinam-se apenas a fins informativos. Para aconselhamento financeiro, fiscal ou jurídico, consulte um especialista.