Procedimento para tornar o seu Website global

Guia para garantir que o seu Website proporciona a mesma experiência do utilizador mercados

1 Vista geral

O desafio

Tornou o seu Website principal adequado ao desenvolvimento da marca, pesquisável, cativante e navegável para o público-alvo nacional. Como pode conseguir um Website global que proporcione a mesma experiência a cada novo mercado potencial?

O seu objetivo

Simplificar a forma como os utilizadores encontram o que necessitam, no respetivo idioma, no dispositivo que preferem.

Abordagem

Primeiro, comece o seu percurso em TestMySite para saber como o seu Website se comporta em termos de velocidade em computadores, velocidade e compatibilidade com dispositivos móveis, e descubra como melhorá-lo. Em alternativa, caso ainda se encontre em fase de planeamento ou existam outras áreas do seu design que pretenda adaptar para um contexto global, eis a nossa lista de verificação para a internacionalização.

2 Internacionalizar o seu Website

Trate todos os clientes de modo igual

Pense em si como uma empresa internacional com clientes locais, em vez de uma empresa local com clientes internacionais, e trate os clientes de cada mercado de modo igual. Procure que o design, a funcionalidade e o conteúdo dos seus Websites proporcionem a mesma experiência do utilizador em qualquer local onde esses utilizadores se encontrem.

Um Website universal ou sites localizados individuais?

Um Website multilingue universal oferece conteúdo em mais do que um idioma, por exemplo, uma empresa canadiana com uma versão em inglês e outra em francês do respetivo site ou um blogue sobre futebol da América Latina em espanhol e em português. Um site multilingue universal que utilize um único domínio como .com tem muitas vantagens:

  • Indica que a sua empresa é global.
  • O registo é mais rápido, simples e económico.
  • É mais intuitivo para que os utilizadores o encontrem.

No entanto, continua a ter de satisfazer as necessidades do seu mercado-alvo em cada mercado localizado.

Os Websites multirregionais localizados individuais segmentam explicitamente os utilizadores-alvo em países diferentes. Cada Website multirregional utiliza nomes de domínio de nível superior com o código do país (ccTLD), por exemplo, .ie, .de. ou .fr:

  • É uma forma de realçar a sua estreita ligação com os clientes de cada país e um sinal tranquilizador para os utilizadores que pretendem produtos e serviços no respetivo idioma, bem como métodos de pagamento conhecidos.

  • Contudo, a compra e o registo de um ccTLD para cada mercado de exportação podem ser morosos e caros.

Alguns sites são multirregionais e multilingues. Por exemplo, um site pode ter versões diferentes para os EUA e o Canadá e versões em francês e inglês do conteúdo canadiano.

Escolha o seu nome de domínio

O domínio de nível superior é o sufixo (por exemplo, .com, .org, .net) e muitos sites de comércio eletrónico escolhem .com porque os utilizadores começam por experimentar .com quando tentam encontrar uma empresa sem um motor de pesquisa. Embora o Google utilize o conteúdo para determinar o respetivo idioma, o URL fornece pistas úteis sobre o conteúdo aos utilizadores. Por exemplo, os seguintes URLs utilizam .fr como subdomínio ou subdiretório para indicar conteúdo em francês de forma evidente:

  • (http://example.ca/fr/vélo-de-montagne.html)
  • (http://fr.example.ca/vélo-de-montagne.html)

Assinalar o idioma no URL também pode ajudar a detetar problemas com conteúdo multilingue no seu site. Pode traduzir palavras no URL ou utilizar um Nome de Domínio Internacionalizado (IDN).

Redirecionamento geográfico

Se realizar a sua SEO internacional corretamente, os utilizadores da Pesquisa Google deverão ser direcionados para a versão do site no idioma correto. Quem visitar Google.com, por exemplo, será redirecionado automaticamente para a página da Pesquisa Google específica do seu país. Contudo, pense num utilizador proveniente de um IP espanhol que procura conteúdo em inglês. Forçar esse utilizador a redirecionar para a secção em espanhol diminuiria a interação do mesmo, por isso, quais são as suas opções?

Nenhum redirecionamento geográfico permite que o utilizador opte por se manter no local para onde foi direcionado no seu site em inglês, embora tenha um IP espanhol

Nenhum redirecionamento geográfico até ao pagamento permite ao utilizador escolher o seu próprio percurso até chegar a "Comprar agora", momento em que é redirecionado automaticamente

Redirecionamento geográfico automático apenas permite que o utilizador seja redirecionado automaticamente para o conteúdo em espanhol

Faixa de pop-up de direcionamento geográfico como, por exemplo: "Pretende aceder ao nosso site em espanhol ou manter-se no nosso site em inglês?" — dá ao utilizador o poder de decidir

Velocidades de carregamento

Não pressuponha que os utilizadores terão acesso a redes 4G: grande parte do mundo ainda utiliza redes 3G ou mais lentas. Certifique-se de que cria o seu site de modo a carregar rapidamente para que as pessoas não desistam mesmo antes de acederem à página inicial. Algumas sugestões para aumentar as velocidades de carregamento:

  • Elementos multimédia apelativos são uma forma eficaz de atrair utilizadores. No entanto, uma quantidade excessiva pode tornar o carregamento do site mais lento e fazer com que os utilizadores saiam antes de verem as informações mais importantes. Comprima quaisquer imagens que utilize.

  • Limite o número de links de navegação.

  • Evite pop-ups ou outras funcionalidades que possam interferir com a navegação.

Localização

Um Website localizado tem o mesmo conteúdo que o Website original, mas é traduzido de uma forma culturalmente adequada ao idioma do país de exportação. (Quando não é possível fazer uma tradução simples, por exemplo, de uma expressão idiomática inglesa, a transcriação destina-se a comunicar o mesmo significado e intenção e a provocar a mesma reação no idioma de destino.) Para cada novo mercado, tem de:

  • Falar o idioma dos clientes
  • Criar uma versão localizada do Website
  • Melhorar o branding
  • Maximizar a capacidade de pesquisa
  • Ter em atenção a moeda e o pagamento
  • Manter os clientes satisfeitos
  • Agir de forma legal
  • Ter atenção aos detalhes

Desenvolvimento do design

O Unicode é a norma da indústria, concebida para promover e facilitar a representação consistente de texto, independentemente da grafia. Pode estar contemplado qualquer alfabeto, desde o grego ao cirílico ao mandarim, árabe ou hebraico, quer seja lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. A norma Unicode suporta mais de 100 grafias, com um repertório superior a cem mil carateres. O mais utilizado é o UTF-8.

3 Práticas recomendadas para Websites em qualquer mercado

Coloque as informações importantes perto do topo da página

Torne-as imediatamente visíveis sem recurso ao deslocamento.

Pense em pequena escala

Os seus clientes utilizam ecrãs pequenos em telemóveis e tablets ao longo do dia. Crie um Website que se ajuste automaticamente ao dispositivo de um utilizador para garantir que todos encontram o que procuram, independentemente do tamanho de ecrã que estejam a utilizar.

Redigir texto

Utilize títulos claros e atraentes

Um título introdutório claro no site ajuda os clientes a avaliarem rapidamente se estão no local certo e incentiva-os a permanecer durante mais tempo.

Comunique através das cores

As cores também são uma forma de linguagem, por isso, pesquise a relação do seu mercado potencial com a cor antes de lançar o seu site num novo mercado. As cores têm simbologias diferentes de país para país. Por exemplo, nos países ocidentais, o branco é utilizado para os casamentos; na China, é utilizado nos funerais. O vermelho é uma das cores de maior prestígio na Índia, sendo que, no Reino Unido, essa cor é o roxo e, na China, o amarelo.

Apresente as vantagens de forma clara

Certifique-se de que os utilizadores sabem, desde logo, os motivos pelos quais devem permanecer e que as vantagens do seu produto ou serviço são fáceis de encontrar rapidamente. As marcas de lista são uma excelente forma de o fazer.

Forneça links rápidos para mais informações

Por exemplo, um link "Saiba mais" proeminente pode ajudar os utilizadores a permanecerem durante mais tempo e explorarem mais o Website.

Apresente um apelo à ação claro

Quando há clareza acerca da ação que se pretende que as pessoas efetuem no site, existe uma probabilidade muito maior de os visitantes efetuarem essa ação e de esta produzir o resultado que pretende obter.

Crie relações com os clientes
  • Crie relações de confiança, tornando mais fácil às pessoas entrarem em contacto consigo.

  • Se solicitar informações pessoais aos clientes, deixe bem claro o motivo e a finalidade dessa solicitação.

  • Inclua testemunhos de clientes ou validações de terceiros.

  • Se apresentar anúncios, certifique-se de que distingue estes anúncios e links patrocinados do restante conteúdo do site.