Como medir e compreender o comportamento dos utilizadores

Guia para entender o comportamento para melhorar sua estratégia de marketing

1 Vista geral

O desafio

Depois de lançar o seu Website num novo mercado, o principal desafio é compreender quem o visita, como acedem ao mesmo e que ações efetuam no site.

O objetivo

Efetue escolhas fundamentadas relativamente à estratégia de marketing para um novo mercado de exportação. Melhore a experiência do utilizador através da medição das visitas ao Website, do comportamento dos visitantes e descubra informações sobre como os utilizadores interagem com a sua empresa.

Apresentamos o Google Analytics

Compreender o comportamento dos utilizadores é verdadeiramente útil num novo mercado de exportação, onde as interações serão mais difíceis de prever e onde a sua estratégia de marketing poderá estar numa fase inicial. Através do acompanhamento do número de utilizadores que interagem com a sua aplicação, do número de sessões de utilizador e dos ecrãs ou das páginas Web que visitam, o Google Analytics pode ajudar a aperfeiçoar o Website ou a estratégia de marketing. Desta forma, refletirá melhor as necessidades e os interesses dos utilizadores do seu novo mercado.

2 Começar a utilizar

Utilize o Google Analytics para compreender ainda melhor como os utilizadores interagem com ecrãs individuais da aplicação ou páginas individuais do Website.

O Google Analytics pode ajudar a compreender o novo mercado:

  • Através do acompanhamento de cada pequena interação com um leitor de vídeo, de transferências e de envios de formulários
  • Através da medição do número de ações comerciais importantes concluídas pelos utilizadores, bem como da análise das compras e transações de comércio eletrónico

Antes de começar, crie um plano

Antes de começar a utilizar o Google Analytics, fale com as pessoas. Debata os objetivos da empresa com as pessoas que vão utilizar o dados do Google Analytics. Inclua as pessoas que tomam as decisões comerciais no dia a dia, bem como profissionais de marketing e designers de produtos. Pergunte-lhes que informações-chave os ajudariam a compreender melhor o comportamento dos utilizadores. Em seguida, documente estas respostas e crie um plano de medição simples para servir de orientação à implementação do Google Analytics.

O seu plano de medição deve incluir:

  • Os objetivos gerais da empresa para o mercado internacional

  • As estratégias e táticas de apoio para alcançar estes objetivos

  • Os indicadores essenciais de desempenho para medir o sucesso das suas estratégias e táticas

  • Segmentos que ajudem a compreender os fatores de sucesso, incluindo segmentação das atividades de marketing e dos utilizadores mais valiosos

  • Objetivos para cada indicador essencial de desempenho que permitam compreender se a empresa está a alcançar os objetivos no potencial mercado externo

Avalie o comportamento dos utilizadores

O Google Analytics inclui várias funcionalidades fantásticas para ajudar a avaliar o comportamento dos utilizadores no potencial mercado externo. Antes de abordarmos como utilizar os dados não processados da melhor forma, vejamos estas funcionalidades.

1. Defina os seus objetivos

Em termos simples, um objetivo é uma atividade realizada por um utilizador. Independentemente do objetivo (seja uma transação de compra completa, a conclusão de um nível de jogo ou o preenchimento de um formulário de contacto), o Google Analytics fornecerá informações essenciais acerca do objetivo especificado. Desta forma, poderá compreender melhor se os utilizadores estão desenvolver os comportamentos pretendidos e, também, avaliar a eficácia do mercado de exportação online.

Os objetivos são aplicados às páginas ou aos ecrãs específicos que os utilizadores visualizam e fornecem informações que determinam:

  • O número de páginas ou ecrãs visualizados numa sessão
  • Quanto tempo os utilizadores permanecem no site ou na app
  • Os eventos acionados durante a permanência dos utilizadores no site

Todos os objetivos podem ter um valor monetário, para que possa ver quanto vale a conclusão de um objetivo para o seu mercado de exportação.

2. Melhore o seu comércio eletrónico

Todos os mercados de exportação novos têm um grau de incerteza. A monitorização atenta dos padrões de compra do seu mercado de exportação permitirá tomar decisões fundamentadas sobre como pode adaptar-se para corresponder às necessidades dos utilizadores. Um acompanhamento melhorado do comércio eletrónico permite compreender todos os detalhes do comportamento dos utilizadores ao longo da experiência de compra online completa, desde o número de cliques até às visualizações de produtos e todas as fases do processo de pagamento.

3. Acompanhe as interações

Se pretender conhecer todos os detalhes das interações dos utilizadores, a ferramenta de acompanhamento de eventos flexível do Google Analytics permite-lhe fazê-lo através do acompanhamento dos dados de que necessita. É possível acompanhar transferências, cliques em anúncios para dispositivos móveis, elementos em Flash e reproduções de vídeos em separado da restante atividade da página Web.

Tem uma app para dispositivos móveis? Utilize o acompanhamento de eventos para compreender melhor a forma como os utilizadores partilham o seu conteúdo ou como utilizam a função de pesquisa. No caso de um Website, utilize o acompanhamento de eventos para acompanhar transferências de ficheiros e partilhas de conteúdo.

4. Personalize as suas perguntas

A sua empresa é única. Sabe e compreende melhor do que ninguém o que pretende medir. É por isso que o Google Analytics oferece dimensões e métricas personalizadas. É uma forma prática de obter resposta para qualquer pergunta que tenha acerca do comportamento dos utilizadores num novo mercado.

3 Acompanhe a evolução dos seus utilizadores

Sabe como tirar partido dos dados de que dispõe? O Google Analytics pode ajudar a converter os dados sobre o seu mercado de exportação numa história coerente que lhe permita compreender melhor o comportamento dos utilizadores.

Tal como acontece com todos os estreantes num novo mercado, convém assegurar-se de que o sucesso observado não se deve apenas ao fator novidade. Desta forma, é aconselhável acompanhar o nível de interesse dos utilizadores: obter resultados consistentes e de acordo com os planos de expansão iniciais é fantástico, mas, se descerem abaixo dessas expetativas, deve reavaliar os esforços de marketing e verificar se está a segmentar o público-alvo certo. O relatório Utilizadores ativos monitoriza a interação dos utilizadores durante um dia ou até 30 dias.

Estude o comportamento de grupos

Porque não conhecer o comportamento de um grupo de utilizadores em simultâneo? Suponha que acabou de lançar um novo jogo e pretende avaliar as interações dos utilizadores desde o primeiro dia, mas não pretende ver as ações de utilizadores individuais no site. A análise da coorte permite-lhe efetuar isto mesmo. Isola e analisa o comportamento de um grupo de utilizadores com uma caraterística comum por períodos de um dia, uma semana ou um mês.

A análise da coorte dá-lhe a oportunidade de observar tipos de comportamentos e descobrir como e quando um grupo de utilizadores perde o interesse. Proporciona-lhe informações valiosas que precisa para saber quando adquirir novos utilizadores que tomem o lugar do grupo que perdeu.

Mantenha os utilizadores interessados

Assim que tiver utilizadores no seu site, pode acompanhar todos os seus movimentos para perceber que tipo de conteúdo os mantém interessados. O relatório Fluxo de comportamento mostra os caminhos percorridos pelos utilizadores de ecrã para ecrã e de página para página, e é uma excelente forma de ver as áreas que fazem com que os utilizadores se desinteressem. Também permite perceber quais as áreas que realmente agradam aos seus novos utilizadores e, em última análise, ao seu novo mercado de exportação.

Consiga o mercado que a sua empresa merece

Os utilizadores comportam-se de maneira diferente de mercado para mercado. São tão únicos como a sua empresa. O Google Analytics pode ajudar a garantir que dispõe de um mercado em que pretende negociar e que também pretende negociar com a sua empresa.