Como tirar partido dos anúncios de pesquisa dinâmicos

Uma estratégia de pesquisa para obter resultados melhores e expandir a exposição

O desafio

Mais de 50% das pesquisas do Google incluem três ou mais palavras-chave, e mais de 70% das consultas relevantes não são correspondidas com palavras-chave exatas. É por este motivo que criar uma estratégia de pesquisa abrangente é tão desafiante no seu país e, provavelmente, ainda mais desafiante quando se expande para novos mercados.

O seu objetivo

Ter uma exposição e cobertura empresarial consistente e altamente segmentada do seu Website para alcançar novos clientes em todos os mercados globais onde pretenda entrar.

Os anúncios de pesquisa dinâmicos (DSAs) apresentam os seus anúncios aos potenciais clientes certos na altura certa, ou seja, quando estão a pesquisar termos que correspondem ao texto no seu Website – em todos os mercados segmentados.

Se tiver um elevado número de páginas de destino e um catálogo de milhares de produtos em constante mudança, os DSAs são indicados para si. Mesmo as campanhas do Google Ads com excelente gestão e várias palavras-chave podem perder pesquisas relevantes, sofrer atrasos na obtenção de anúncios escritos para novos produtos ou não estar sincronizadas com o que está efetivamente disponível no seu Website. O comportamento dos utilizadores pode ser um alvo em movimento e 16% das pesquisas no Google são inéditas.

Se atualmente passa muito tempo a carregar novos produtos e a colocar em pausa os que estão esgotados ou que a sua empresa já não oferece, os DSAs são a resposta.

Como funcionam os anúncios de pesquisa dinâmicos?

Em vez de utilizar lances de palavras-chave para acionar anúncios, os DSAs criam automaticamente um anúncio com um título e página de destino gerados dinamicamente quando uma consulta de pesquisa corresponde a palavras ou expressões do seu Website ou quando alguém pesquisa no Google termos estreitamente relacionados com o seu Website. Deste modo, os seus títulos e páginas de destino são adicionados dinamicamente para terem maior relevância em cada pesquisa individual. Os DSAs podem direcionar rapidamente os potenciais clientes para exatamente aquilo que procuram no seu site.

Tenha em atenção que mantém o controlo da descrição do seu anúncio e origem da segmentação baseada em sites.

Ao utilizar os anúncios de pesquisa dinâmicos do Google Ads, terá cobertura consistente e segmentada do seu Website em todos os mercados onde pretenda entrar, sem necessidade de criar listas de palavras-chave longas para cada linha de produtos nem de alterar o seu Website (já localizado).

Vantagens dos anúncios de pesquisa dinâmicos

As vantagens de utilizar anúncios de pesquisa dinâmicos incluem:

Poupar tempo

Já não é necessário criar listas de palavras-chave longas nem mapear as palavras-chaves, os lances e o texto do anúncio para cada produto do seu Website. Neste sentido, os DSAs ajudam a anunciar mais rapidamente em novos mercados.

Atualizações automáticas e frequentes dos anúncios

Quando altera as páginas no seu índice, rastreamos novamente o seu Website para assegurar que os anúncios estão atualizados.

Apresentar títulos relevantes e gerados dinamicamente com os anúncios

Quando a pesquisa de um potencial cliente é relevante, a Google gera dinamicamente um anúncio com um título que inclui palavras da expressão de pesquisa desse cliente e da página de destino no anúncio. Normalmente, os DSAs têm títulos mais longos do que os outros anúncios de pesquisa, o que melhora a respetiva visibilidade.

Controlo da campanha

Pode apresentar anúncios baseados em todo o Website ou em determinadas páginas ou áreas de produtos. Também pode impedir a apresentação dos anúncios para produtos esgotados temporária ou permanentemente. Adicione as suas próprias linhas de descrição e URLs de visualização ao criar a campanha.

Capturar tráfego adicional

Os DSAs ajudam a gerar tráfego e vendas adicionais ao promoverem a sua empresa junto de um maior número de cientes do que as campanhas segmentadas por palavras-chave.

Complementar as campanhas existentes baseadas em palavras-chave

À medida que os clientes aprofundam a pesquisa, começam normalmente a utilizar palavras-chave muito específicas que pode não ter na sua conta do Google Ads. As palavras-chave muito específicas são expressões mais específicas com 3 a 5 palavras que os potenciais clientes utilizam quando estão prestes a efetuar uma compra. Por exemplo, suponha que alguém começa por pesquisar o termo "cadeira de jantar". Após visitar vários Websites, conhecer os diferentes estilos e comparar preços, a pesquisa seguinte pode ser "cadeira de jantar moderna ao estilo Eames".

Os DSAs têm em conta os termos de pesquisa que não constam da sua lista de palavras-chave existentes e, deste modo, proporcionam mais cliques e conversões com menos esforço. A maioria dos anunciantes observa 5-10% mais cliques e conversões com um ROI satisfatório.

Tip

Se pretender expandir o seu inventário de palavras-chave, os DSAs revelam normalmente uma gama de palavras-chave muito específicas. Pode lançar estes termos nas suas campanhas de pesquisa para criar anúncios o mais segmentados possível e manter-se a par das tendências do comportamento dos utilizadores.

Como funciona a segmentação

Os DSAs segmentam pesquisas relevantes com anúncios gerados direta e dinamicamente a partir do seu Website. Mantemos um índice atualizado do seu inventário através da tecnologia de rastreio da Web orgânico da Google. Em seguida, quando ocorre uma pesquisa relevante, geramos dinamicamente um anúncio com um título baseado na consulta e um texto baseado na página de destino mais relevante. O anúncio entra no leilão e concorre normalmente, exceto no caso das pesquisas onde também tenha um anúncio segmentado por palavras-chave elegível, para assegurar que os seus anúncios nunca concorrem entre si. Obtenha resultados melhores e expanda a exposição da sua empresa para um volume maior do seu inventário em stock, sem alterar as campanhas de palavras-chaves existentes.

Pode escolher de entre uma variedade de opções de segmentação:

  • Todas as páginas Web: o índice da Google do seu Website determina as pesquisas relevantes dos utilizadores e gera o anúncio.

  • Páginas específicas: execute uma campanha de DSAs baseada numa categoria do site (por exemplo, "calçado") ou em páginas Web específicas. Também pode segmentar:

    • Páginas com títulos que contêm certas palavras
    • Páginas com URLs que contêm certas strings de texto
    • Páginas que contêm certas palavras

  • Feed de páginas: utilize uma folha de cálculo de URLs para a segmentação mais focada. Assim, poderá segmentar todo o feed ou partes do mesmo. Por exemplo, pode etiquetar páginas com "produtos com críticas com 4 estrelas" ou "hotéis com muita disponibilidade" e segmentar URLs com apenas essas etiquetas. Saiba mais acerca da segmentação de anúncios de pesquisa dinâmicos

Tip

A segmentação por idioma deve corresponder sempre ao idioma do Website. Neste sentido, crie uma campanha de DSAs para cada idioma.

Links úteis