Como abordar a publicidade em vídeo global

Guia para que seus anúncios de vídeo sejam vistos e gerem ações em mercados globais

1 Vista geral

O desafio

Para criar uma campanha de vídeo do Google Ads bem-sucedida que alcance os potenciais clientes em novos mercados globais, necessita de um conhecimento aprofundado sobre os fatores culturais e os comportamentos dos utilizadores nos mercados-alvo. Lançar a campanha no idioma certo é essencial, mas insuficiente para alcançar os resultados pretendidos.

O seu objetivo

Compreender a cultura, os costumes e os fatores que influenciam o comportamento de compra em cada novo mercado.

Abordagem

As campanhas de vídeo permitem-lhe apresentar anúncios de vídeo individualmente ou inseridos noutros conteúdos de vídeo em streaming no YouTube e na Rede de Display da Google. As estatísticas dão-lhe razões bastante persuasivas para investir:

  • O YouTube tem mais de 2 mil milhões de utilizadores e, todos os dias, as pessoas veem mais de mil milhões de horas de vídeos do YouTube e geram milhares de milhões de visualizações

  • O YouTube em geral, e até mesmo apenas o YouTube em dispositivos móveis, alcança mais pessoas nas faixas etárias 18-34 e 18-49 do que qualquer rede de televisão por cabo nos EUA

  • Mais de 70% das visualizações do YouTube provêm de dispositivos móveis

  • O YouTube lançou versões locais em mais de 100 países, num total de 80 idiomas diferentes (abrangendo 95% da população da Internet)1

  • A Rede de Display alcança mais de 90% dos utilizadores da Internet a nível global através de 2 milhões de sites e apps2

Neste sentido, onde quer que se encontrem os seus novos mercados, pode deslumbrá-los com vídeos.

2 Investigue e localize

Quando pretende encontrar potenciais mercados globais adequados à sua empresa, o Market Finder deve ser a primeira ferramenta que consulta. Deste modo, começa da melhor forma, com a certeza de que a sua empresa tem uma chance no mercado-alvo. Agora, pense no seguinte:

A localização é fundamental para a expansão global

A localização aumenta o ROI do seu anúncio de vídeo, uma vez que compreender as nuances do idioma, da cultura e dos valores assegura que o seu público-alvo se identifica com o anúncio. Por esse motivo, compensa investir numa tradução profissional do guião na fase de pré-produção – após determinar os termos de pesquisa relevantes com o Planeador de palavras-chave do Google Ads — para obter uma voz coloquial simples. Isto evita as possibilidades embaraçosas de mensagens perturbadoras, ofensivas ou incómodas. Também lhe permite compreender o assunto, a estrutura das frases e a rapidez da linguagem falada. É sempre melhor fornecer conteúdo único para cada país. E lembre-se de ter em conta os custos de localização no orçamento inicial.

3 Tenha em conta os aspetos práticos

Ao planear a sua estratégia de vídeo global, há vários aspetos práticos a ter em conta:

Burocracia

Uma tarefa de pré-produção fundamental num novo mercado é compreender os aspetos legais do que pode e do que não pode dizer, fazer e mostrar, bem como quaisquer restrições de tempo aplicáveis. Deste modo, evita o desperdício de produzir vídeos que não podem ser mostrados.

Legendas, dobragens ou voz-off?

Dobragem

Muitos anúncios de vídeo localizados utilizam dobragem – uma tradução do idioma original sincronizada com os movimentos dos lábios dos atores – devido ao imediatismo e à flexibilidade que oferece em termos de escolha das palavras e entoação.

Legendas

Por outro lado, as legendas alargam o seu público-alvo a outros países e também a pessoas com dificuldade de audição. (Tenha em atenção que as falas no ecrã têm de ser suficientemente lentas para as legendas as conseguirem acompanhar.) Uma vantagem mensurável das legendas é o facto de as legendas do YouTube serem indexadas pelos motores de pesquisa, o que gera imediatamente visibilidade para o vídeo.

Voz-off

Ao utilizar voz-off no idioma de destino, não tem de se preocupar com sincronização labial. É por esse motivo que compensa efetuar o trabalho de localização durante a pré-produção, uma vez que, ao preparar o guião no idioma local, pode calcular os tempos exatos do guião e o artista de voz-off pode falar no ritmo certo, sem silêncios longos, ou, porventura pior, falar rapidamente para encaixar as falas no tempo disponível. Por exemplo, falar em espanhol, alemão ou francês significa normalmente um guião mais longo do que em inglês, ao passo que a maioria dos idiomas asiáticos resultam num guião substancialmente menor do que o traduzido a partir do inglês.

Uma combinação

Tem orçamento suficiente para utilizar uma combinação de dobragem, legendagem ou voz-off? Em caso afirmativo, pode oferecer aos consumidores a escolha de como pretendem ver o vídeo, tornando-o ainda mais acessível.

Tip

Se não pretender a despesa acrescida dos custos de localização ao experimentar um novo mercado, pense em termos globais. A animação oferece um meio perfeito, tal como um vídeo que não requeira falas no ecrã para comunicar a mensagem. A voz-off oferece o máximo de possibilidades criativas.

Tip

O YouTube Director é uma app gratuita que ajuda a criar facilmente vídeo para interagir com os clientes no YouTube. Contém mais de cem modelos com instruções passo a passo para a criação do vídeo.

Formatos

Qual o formato de vídeo mais adequado para transmitir a sua mensagem?

  • Os anúncios TrueView in-stream são apresentados antes, durante ou depois de outros vídeos no YouTube ou em sites, jogos ou apps da Rede de Display. Estes anúncios também podem ser apresentados em vídeos do YouTube incorporados noutros sites. Após cinco segundos, o visitante tem a opção de ignorar o anúncio.

  • Os anúncios de vídeo discovery TrueView alcançam pessoas em locais onde estão a descobrir conteúdos. A apresentação pode variar consoante os tamanhos e os formatos de anúncios suportados pelos publicadores de conteúdos. Quando um visitante clica na miniatura para o seu anúncio, o vídeo é reproduzido na respetiva página de visualização ou página do canal do YouTube.

  • Os anúncios breves são um formato de anúncio de vídeo curto, concebido para permitir alcançar clientes de forma mais ampla e aumentar a notoriedade da sua marca através de uma mensagem curta e memorável. Os anúncios breves têm apenas seis segundos ou menos e não podem ser ignorados pelos visitantes.

Saiba mais acerca dos formatos de anúncios de vídeo

Outros links úteis

4 Obtenha a segmentação certa

Ao segmentar os seus anúncios de vídeo globais no YouTube e na Rede de Display, pode anunciar o que os consumidores consideram importante nos países pretendidos. É importante saber que cada método de segmentação adicionado vai restringir, e não ampliar, a sua segmentação. Lembre-se de que o seu objetivo é otimizar a qualidade e relevância do público-alvo, mesmo que isso signifique uma diminuição do tamanho do mesmo. Eis os métodos de segmentação que pode utilizar.

Grupos demográficos

Escolha a idade, o género, o estatuto parental ou o rendimento familiar do público-alvo que pretende alcançar.

Interesses

Escolha entre as categorias de públicos-alvo disponíveis para alcançar pessoas interessadas nestes tópicos, mesmo quando estas visitam páginas relacionadas com outros tópicos. Saiba mais acerca dos públicos-alvo.

  • Públicos-alvo com afinidades: aumente a notoriedade da marca e gere ponderação ao alcançar pessoas que já têm um interesse forte em tópicos relevantes

  • Públicos-alvo com afinidades personalizadas: os públicos-alvo com afinidades personalizadas permitem-lhe criar públicos-alvo mais adequados às suas marcas. Por exemplo, em vez de alcançar fãs de desporto, uma empresa de sapatilhas de corrida pode pretender alcançar pessoas que adoram correr maratonas

  • Públicos-alvo no mercado: selecione a partir destes públicos-alvo para encontrar clientes que estão a pesquisar e a ponderar ativamente a compra de um serviço ou produto semelhante ao seu

Posicionamentos

Segmente canais, vídeos, apps, Websites ou posicionamentos em Websites únicos. Por exemplo, pode segmentar a totalidade de um blogue com muito tráfego ou apenas a página inicial de um site de notícias popular. Os posicionamentos incluem:

  • Canais do YouTube
  • Vídeos do YouTube
  • Websites na Rede de Display
  • Apps na Rede de Display

Nota: quando adiciona posicionamentos na Rede de Display, o seu anúncio pode continuar a ser apresentado em todas as localizações elegíveis no YouTube. O facto de adicionar posicionamentos no YouTube não impede a apresentação do seu anúncio em todas as localizações elegíveis na Rede de Display.

Tópicos

A segmentação por tópicos permite-lhe alcançar uma vasta gama de vídeos, canais e Websites relacionados com os tópicos selecionados. Por exemplo, se segmentar "Setor automóvel", o seu anúncio será apresentado no YouTube às pessoas que estão a ver vídeos de carros.

Palavras-chave

Consoante o seu formato de anúncio de vídeo, pode apresentar os anúncios de vídeo com base em palavras ou expressões (palavras-chave) relacionadas com um vídeo do YouTube, um canal do YouTube ou um tipo de Website do interesse do seu público-alvo.

Remarketing de vídeo

Alcance visitantes com base nas interações passadas com os seus vídeos, os anúncios TrueView ou o canal do YouTube. Se já associou a sua conta do YouTube à sua conta do Google Ads, criaremos automaticamente listas personalizadas para si. Saiba mais acerca das listas de remarketing para visitantes do YouTube.