Levar os seus produtos do ponto A ao ponto B

Um guia para logística e distribuição internacional

1 Vista geral

O desafio

Concluiu a pesquisa de mercados e identificou o potencial mercado externo adequado aos seus produtos. O próximo passo é pensar na forma como vai levar os seus produtos do ponto A para o ponto B. Um dos principais desafios a ter em conta é o planeamento de uma estratégia geral de logística e distribuição internacional que assegure um fornecimento contínuo e fiável dos seus produtos para o novo mercado.

O seu objetivo

Ter uma estratégia de logística e distribuição internacional que assegure que as encomendas são entregues no mercado de exportação atempadamente e dentro do orçamento.

A sua decisão de expandir o seu produto para um potencial mercado externo faz parte de uma tendência crescente. De acordo com um relatório da Accenture e da AliResearch de 2015, o comércio internacional transfronteiriço aumenta 28% todos os anos.1: Os centros de distribuição de encomendas, as redes de transporte e as empresas de conformidade estão a aumentar em número e competências para ir ao encontro deste aumento da procura.

Abordagem

Consoante a sua estratégia empresarial, pode optar por um modelo transfronteiriço ou por distribuição local através de uma entidade, por exemplo, um armazém, numa região.

Por exemplo, se a sua base de distribuição se situar na Ásia e muitos dos seus clientes estiverem no Reino Unido, pondere consolidar a distribuição numa localização específica na Ásia e enviar diretamente para os clientes ou para um centro numa região do Reino Unido que despache as encomendas para os clientes.

2 Satisfaça as suas necessidades de exportação

A estratégia de logística e distribuição de qualquer empresa de comércio eletrónico vai depender de uma combinação de fatores, incluindo:

  • O local a partir do qual os produtos são enviados
  • O local para onde os produtos são enviados
  • O tamanho médio do carrinho de compras ou o valor de encomenda médio
  • A marca da empresa e a margem do produto
  • O peso do produto
  • As preferências de acompanhamento e seguro
  • As preferências de transportadoras
  • As preferências de envio dos clientes
  • Os custos dos produtos
  • As restrições e regulamentos aplicáveis aos produtos
  • Os direitos aduaneiros.

Seguem-se algumas orientações para ajudar a criar as estratégias de conformidade, distribuição e transporte certas.

Avalie o tipo de modelo de distribuição de que a sua empresa necessita

Vai efetuar envios transfronteiriços ou de região para região? Está a entrar noutra zona aduaneira? A forma como envia os seus produtos depende do país para os quais os exporta.

Suponha que o seu mercado é local, mas cobre uma área geográfica grande, por exemplo, os Estados Unidos.

A sua empresa pode tratar da distribuição de encomendas diretamente ou estabelecer uma parceria com um centro de distribuição de encomendas de terceiros localizado numa área centralizada. Um centro de distribuição de encomendas de terceiros assegura o envio atempado do seu produto. Estes centros sabem quais os produtos banidos em diferentes mercados e têm acesso a uma rede de transportadoras fiáveis.

Existem muitas vantagens associadas à utilização de uma empresa de logística de terceiros:

  • A sua empresa não tem de tratar da logística
  • Poupa em custos indiretos e o custo de contratar funcionários
  • Pode economizar nos custos de embalagem e envio ao tirar partido do poder de compra da empresa de logística
  • Se realizar vendas sazonais ou cíclicas, ou não tiver uma infraestrutura implementada, utilizar um terceiro vai ajudar a sua empresa a crescer em escala rapidamente


Se o seu produto estiver a entrar numa nova área aduaneira, pondere utilizar um parceiro de distribuição de terceiros. O parceiro:

  • Compreende os regulamentos de importação e exportação do novo mercado
  • Assegura que o produto é enviado atempadamente
  • Sabe quais os produtos banidos em diferentes mercados de exportação
  • Tem acesso a transportadoras fiáveis que entregam os seus produtos atempadamente e sem danos

Escolha o seu parceiro de distribuição

Precisa de um fornecedor de logística de terceiros ou de um centro de distribuição de encomendas?

É possível que já tenha começado a enviar os seus produtos para o potencial mercado externo. No entanto, se pretender aumentar significativamente as vendas internacionais, pode poupar tempo e dinheiro ao utilizar um serviço de logística e distribuição existente. Estes serviços são criados para eliminar as muitas complexidades relacionadas com envios internacionais.

Um parceiro de distribuição pode:

  • Assegurar a conformidade com todos os regulamentos de importação e exportação do seu produto
  • Assegurar o envio atempado do produto
  • Automatizar todas as encomendas
  • Selecionar transportadoras fidedignas para entregar os produtos
  • Reduzir o custo dos envios
  • Simplificar todo o processo de envio

O parceiro de distribuição pode estar localizado no seu país, noutro país ou em ambos. A sua escolha depende em grande parte dos objetivos para o novo potencial mercado.

Ao subcontratar um centro de distribuição localizado no país do potencial mercado externo, pode alargar a presença global do seu produto de forma rápida e simples. Estes centros de distribuição armazenam e entregam os seus produtos aos clientes de forma muito mais eficiente do que a sua empresa faria.

Escolha o número de centros de distribuição em função da procura pelos seus produtos, do custo de extremo a extremo e da experiência do cliente

O número de centros de distribuição depende da localização do mercado de exportação, da procura prevista dos clientes pelos seus produtos e de quanto pode gastar.

Pode ter apenas um centro de distribuição de grandes dimensões numa localização central para gerir a entrega dos seus produtos ou vários centros mais pequenos, o que lhe pode dar mais flexibilidade na relação diária com os centros.

Pergunte ao centro de distribuição quais os tipos de canais que suporta

Alguns centros, como a Amazon, dedicam-se exclusivamente ao comércio eletrónico. Outros centros podem distribuir encomendas de retalho e de comércio eletrónico.

3 O transporte é importante

A sua estratégia geral de logística e distribuição deve incluir o planeamento das suas estratégias de transporte e conformidade em conjunto. As suas decisões relativamente a conformidade afetam a estratégia de transporte e vice-versa. Deve também certificar-se de que os seus fornecedores de entregas conhecem a gama de produtos que estão a enviar. Certifique-se de que conhece o custo e a experiência de entrega do seu fornecedor de transporte.

Avalie e compreenda as expetativas dos clientes locais relativamente à experiência, às opções e à rapidez de entrega

Mais de 50% das chamadas e emails que as empresas de exportação recebem estão relacionadas com problemas de transporte. É compreensível que os clientes pretendam saber onde se encontra a respetiva embalagem. Mantenha os clientes satisfeitos com um operador de serviço de apoio ao cliente qualificado que processe as chamadas e localize as encomendas.

Se distribuir as encomendas de forma autónoma, certifique-se de que analisa as transportadoras que vão entregar os seus produtos no novo mercado de exportação. Porque não utilizar o Google Surveys para perguntar aos clientes qual o método de entrega que preferem?

Determine o panorama local do setor dos transportes

Pode ser fragmentado, consolidado ou dominado por alguns operadores.

Naturalmente, um centro de distribuição de encomendas saberá quais as melhores transportadoras a utilizar no novo mercado de exportação.

Se distribuir as encomendas de forma autónoma, analise detalhadamente as transportadoras locais no mercado de exportação, desde a reputação e alcance das empresas de transportes com experiência comprovada até às empresas mais pequenas, que talvez lhe ofereçam mais flexibilidade.

Analise a estratégia de fornecedores certa

Tire o máximo partido das suas relações com terceiros. É possível que lhe consigam oferecer mais poupanças do que os parceiros de transporte.

Pergunte ao seu parceiro de distribuição qual é a respetiva estratégia de transporte. Muitas empresas de distribuição internacionais são peritas em minimizar os custos dos envios.

Para tal, utilizam transportadoras governamentais que não cobram taxas alfandegárias, ao contrário das transportadoras privadas. Também podem utilizar armazéns locais globais para reduzir os custos de entrega e enviar carga a granel do seu escritório para os respetivos armazéns.

Deste modo, reduzem-se os custos de envio que os clientes do novo mercado têm de pagar, o que lhes dá ainda mais razões para escolherem os seus produtos.

Analise a sua estratégia para o último quilómetro

Pode utilizar uma combinação de opções de transporte e correio postal, consoante o valor do produto e a rapidez de entrega necessária.

Certifique-se de que contrata o serviço de correio com antecedência. Isto é especialmente importante durante os últimos três meses do ano, devido ao congestionamento dos envios por todo o mundo. Este congestionamento deve-se à compra sazonal de presentes, às promoções de final de ano e aos saldos de final de ano noutros setores. Prepare-se para o aumento dos tempos de processamento das suas entregas durante este período movimentado.

Determine a sua estratégia para o primeiro quilómetro

Pode criar a sua própria estratégia para o primeiro quilómetro ao selecionar fornecedores de transportes com experiência comprovada para distribuir os seus produtos.

4 Mantenha a conformidade

Avalie os fluxos de importação e exportação dos seus fornecedores para a sua empresa e da sua empresa para o novo mercado de exportação

O processo de envio transfronteiriço de bens de comércio eletrónico é o mesmo dos envios internacionais e de exportação.

Quando é efetuada uma encomenda no seu Website, o fornecedor de serviços de distribuição recolhe o produto na sua empresa ou já o tem em armazém.

A partir daí, o fornecedor de serviços embala o produto, preenche a documentação de envio e colabora com o fornecedor de envio para entregar a encomenda ao cliente.

Conhecer os termos de envio corretos para clientes internacionais é essencial para compreender os custos adicionais e enviar os artigos, devido à natureza transfronteiriça dos Termos Comerciais Internacionais (Incoterms) da transação.

Os Incoterms do comércio eletrónico transfronteiriço são iguais aos das exportações tradicionais.

Terá de saber quem é responsável por todos os custos e riscos associados a um contrato de vendas entre a sua empresa e o potencial mercado externo. Conhecer os termos de entrega nos seus contratos de vendas mundiais reduz o número de incertezas e mal-entendidos, tanto para si como para os compradores dos seus produtos.

Analise a responsabilidade fiscal das estruturas de entidades

Verifique se tem de criar uma entidade numa região e efetuar as importações de forma autónoma ou se é necessário utilizar um terceiro para comprar e importar os seus produtos, sem criar uma entidade.

Mapeie as tarifas e implicações fiscais das principais categorias de produtos importados

Avalie-as relativamente ao país de exportação selecionado.

Crie planos de prevenção contra importações com custos proibitivos e barreiras tarifárias

Para tal, utilize ferramentas de comércio disponíveis. Por exemplo, acordos de comércio livre ou instalações de entreposto aduaneiro.

Ao planear cuidadosamente a sua estratégia de logística e distribuição, pode certificar-se de que os seus produtos chegam às mãos dos clientes de forma eficiente e rentável, onde quer que estejam.