Adeque a sua presença online ao mercado australiano

Um guia para alcançar clientes australianos

1 Vista geral

Criámos este guia para que seja mais fácil aproximar-se dos clientes australianos. Uma presença na Web em sintonia com a cultura australiana irá aproximar os clientes da sua empresa e dar-lhes a confiança necessária para fazerem negócio consigo. Ao compreender estes pequenos mas importantes detalhes, estará numa boa posição para arrancar com a sua empresa no novo mercado.

2 O idioma principal

O inglês australiano é o principal idioma falado e escrito na Austrália. Embora seja um país culturalmente diversificado, a maioria dos clientes espera comunicar em inglês.

A ortografia do inglês australiano é bastante semelhante à do inglês britânico e difere da ortografia do inglês americano. Um exemplo: muitas palavras em inglês australiano têm um "u" quando não existe nenhum no inglês americano.

Eis um exemplo:

Austrália EUA
Favour Favor
Colour Color
Honour Honor

No entanto, alguns nomes próprios como o do Partido Trabalhista australiano (Labor Party) e o da cidade Victor Harbor não incluem o "u".

O inglês australiano utiliza um s em vez do z do inglês americano.

Austrália EUA
Organise Organize
Maximise Maximize
Stylise Stylize

!!! Sugestão O inglês australiano utiliza algumas grafias americanas, como "program" em vez de "programme".

Há muitas palavras australianas semelhantes ao inglês britânico e muitas semelhantes ao inglês americano. Eis alguns exemplos:

Inglês australiano Inglês britânico Inglês americano
Mobile Phone Mobile Phone Cell Phone
Public holiday Bank holiday Public holiday
Main street High street Main street
ATM Cash machine ATM
Toll-free Freephone Toll-free
Soccer Football Soccer
Taxi Taxi Cab
Autumn Autumn Fall

3 Formalidade

Deve utilizar uma abordagem formal ou informal com os clientes australianos?

Os australianos seguem uma abordagem informal na linguagem oral e escrita. Até os políticos utilizam linguagem colorida ao serem entrevistados na imprensa nacional.

Os clientes australianos esperam que a sua comunicação seja simpática e educada. Em caso de dúvida, adote um tom mais formal, mas simpático.

Os australianos estão habituados a ver anúncios informais e divertidos. Além disso, a maioria dos produtos é descrita informalmente. Por vezes, pode até ter um tom divertido. Os produtos com este tipo de informalidade divertida incluem o YouTube, o Gmail e o Google Play.

Se tiver um produto financeiro, um serviço jurídico ou estiver a falar sobre dinheiro, deve adotar um tom e um estilo mais formais.

Facilidade em fazer negócio na Austrália

O relatório Ease of Doing Business de 2020 do Banco Mundial classificou a Austrália no 14.º lugar em 190 países.

4 Sistemas e formatos numéricos

Números

Separador decimal
  • É um ponto final (.) -Por exemplo, 1.5 horas.
Separador de milhares
  • Não existe separador entre 1000 e 9000

    • Por exemplo, 1524 pessoas.
  • No caso dos números superiores a 10 000, utiliza-se (,) como separador: 10,000, 100,000, 1,000,000,

    • Por exemplo, 19,524 pessoas
Números de telefone
  • Os números de telefone utilizam normalmente um indicativo local seguido de um número com oito dígitos: (+02) 1234 5678. Os números de telemóvel começam normalmente por 04 e seguem o formato 0412 345 678.

  • Os números internacionais começam com o indicativo do país, 61, seguido de um 0, que é removido antes do indicativo local,
    por exemplo, (61) 2 1234 5678.

  • Os números de telemóveis escrevem-se no formato (61) 123 456 789.

  • O prefixo dos números gratuitos é 1800.

É bom saber

Normalmente, os australianos escrevem os números de 1 a 9 por extenso (um, cinco, nove). Os números de dois dígitos são escritos como números, ou seja, 12, 24, etc. O separador de intervalos de números é um traço (—), por exemplo, 11–19 pessoas.

5 Formato da moeda

Os australianos negociam em dólares e centavos australianos. A moeda é representada pelo símbolo do dólar $ e o código comercial de três letras é AUD.

As denominações de notas são $100, $50, $20, $10 e $5.

As denominações de moedas são $1, $2, 50¢, 20¢, 10¢ e 5¢.

6 Formato da data

Na Austrália, o formato da data é DD/MM/AA, por exemplo, 24/03/19.

A data escrita por extenso na sua totalidade deverá ser "24 March 2019" (sem vírgulas e sem ordinais, como .º).

Ao escrever as datas por extenso na sua totalidade, incluindo o dia, coloque uma vírgula depois do dia, por exemplo, "Monday, 27 March 2019".

7 Formatos da hora

O relógio de 12 horas é utilizado frequentemente na Austrália.

Na linguagem oral do dia a dia e na maioria dos contextos, os australianos preferem o formato de 12 horas, que deve ser escrito como 9.35 pm ou 6.21 am.

O formato de 24 horas é o preferencial nos dispositivos digitais, como PCs, telemóveis, tablets, etc. e é o formato padrão no Android, em que o separador são os dois pontos, por exemplo, 14:24.

8 Dias úteis

Os dias de trabalho normais são de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00. Os fins de semana são sábado e domingo.

9 O que deve evitar no mercado australiano

É sempre relevante ter em conta as diferentes superstições e tradições de cada cultura, sobretudo quando pretende entrar num novo mercado. Os australianos consideram o número 13 de azar, mas não leve isto muito a sério.

10 Sugestões de localização importantes

Seguem-se as cinco principais sugestões de tradução que deve utilizar para soar rapidamente como um habitante local:

  1. Tome nota das diferenças de ortografia, pontuação, preços, formatos de datas, medidas, terminologia, etc.

  2. Evite coloquialismos e expressões que utiliza no seu idioma, uma vez que podem não fazer sentido na Austrália. Por exemplo, calão.

  3. Tenha em consideração as diferenças culturais para não confundir nem ofender o seu público-alvo australiano. Evite clichês culturais como "put a shrimp on the barbie" e "G’day mate!", uma vez que a maioria dos australianos não fala assim.

  4. Mantenha as mensagens de marketing em sintonia com o público-alvo australiano ao pedir a um habitante local que leia as comunicações antes de serem publicadas.

  5. Os australianos gostam de abreviar tudo. Por isso, um churrasco (barbeque) é um "barbie", esta tarde (this afternoon) diz-se "this arvo", pequeno-almoço (breakfast) diz-se "brekkie" e universidade (university) diz-se "uni".

11 Diretrizes adicionais