Como alcançar o público-alvo certo com Publicidade de display

Alcançar o público-alvo certo com uma estratégia de publicidade de display adequada

1 Vista geral

O desafio

O sucesso da publicidade de display, em qualquer parte do mundo, depende da segmentação do público-alvo certo com a mensagem certa.

O seu objetivo

Pesquisar e incorporar as alterações à estratégia de publicidade de display necessárias para encontrar o público-alvo certo e a mensagem para cada novo país que se encontre no seu horizonte de expansão.

Abordagem

O Google Ads tem duas redes principais: a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. A Rede de Pesquisa alcança pessoas quando estão a pesquisar bens ou serviços específicos que querem comprar. A Rede de Display ajuda a captar a atenção de alguém numa fase mais precoce do ciclo de compra, com uma variedade de formatos de anúncio em todo o universo digital. Esta rede abrange mais de dois milhões de Websites e alcança mais de 90% das pessoas que utilizam a Internet. Foi concebida para ajudar a encontrar o público-alvo certo em milhões de Websites a nível global. Esta rede permite-lhe divulgar a sua mensagem de forma estratégica, colocando-a diante de potenciais clientes no local certo e no momento certo.

Este guia realça o que é necessário considerar quando se planeia uma campanha da Rede de Display para alcançar um novo público-alvo num novo país.

2 Investigação e planeamento

Compensa dedicar tempo à pesquisa e compreender exatamente quem é o seu comprador, em qualquer país. Tudo o resto, desde a segmentação à criação de anúncios, tem por base esse conhecimento.

Faça a sua pesquisa

Encontre um país com um público-alvo que tenha o mesmo perfil e as mesmas atitudes. Lembre-se de que um produto popular a nível nacional pode não atingir os mesmos níveis estratosféricos noutro país. Tenha em conta as diferenças culturais e geográficas, como a economia social, o clima e a sazonalidade, a política e até a história. Digamos, por exemplo, que está à procura de países com um grande número de proprietários de cães para vender os seus acessórios para passear o cão em quaisquer condições atmosféricas; trelas, coleiras, arneses, casacos, capas, etc. No entanto, um número elevado de proprietários de cães, por si só, não indica se as pessoas desse país gostam de passear o cão. Pode ser um país em que os cães são vistos como acessórios de moda para serem transportados em malas ou em que os cães não são considerados animais de estimação mas animais de trabalho. Em nenhum destes cenários iria vender muitos produtos.

Planeie a sua campanha

Comece a planear a sua campanha publicitária internacional com bastante antecedência, nomeadamente no que respeita à logística envolvida, e pode também precisar de reservar tempo para a tradução profissional.

As suas considerações:

  • O que pretende conseguir?
    • Vender mais produtos ou serviços?
    • Aumentar a fidelização dos clientes?
    • Interagir com clientes?
    • Aumentar a notoriedade da marca?
  • O que pretende comunicar?
  • Está a anunciar uma oferta especial ou um desconto?
  • Como devem ser os seus anúncios? Respeite as diferenças linguísticas. Uma mensagem com um determinado comprimento no seu idioma pode resultar numa mensagem maior ou mais pequena noutro idioma.
  • Que métodos de pagamento é que os seus mercados-alvo preferem?
  • Quais são os requisitos técnicos? Equipamento preferencial, infraestrutura, tamanho dos ficheiros, qualidade de vídeo e dimensões da faixa, tudo isso varia consoante o país.
  • Quais são os tempos de processamento de produção? Estes variam de país para país, por isso, certifique-se de que os conhece.

Alcance o público-alvo certo

A segmentação por localização do Google Ads permite que os seus anúncios sejam apresentados nas localizações geográficas que escolher: países, áreas de um país, uma área em redor de uma localização ou grupos de localizações. Ajuda a concentrar a publicidade nas áreas onde estão os clientes certos e restringe-a nas áreas em que isso não acontece. Depois de encontrar o público-alvo ideal, é altura de pensar em como o alcançar.

Por palavras-chave

Localize sempre as palavras-chave, certifique-se de que fazem parte da linguagem coloquial no seu mercado e tenha em atenção as diferenças de dialetos, como entre o espanhol europeu e o da América Latina. Por exemplo, se vender acessórios para passear o cão, deve utilizar palavras-chave (no idioma relevante) relacionadas com esse tópico. Em seguida, o Google Ads encontra Websites que incluem as suas palavras-chave, bem como públicos-alvo relevantes com interesse nessas palavras-chave.

Com o tempo, pode também equacionar a contratação de serviços de tradução profissionais, até mesmo uma boa agência local para ajudar a aprofundar mais e a encontrar mais palavras-chave.

É recomendável escolher palavras-chave relevantes para um grupo de anúncios completo e não para apenas um único anúncio. Para encontrar um público-alvo interessado na sua empresa e mais propenso a agir, o Google Ads utiliza a segmentação por contexto. Considere adicionar o inglês como um idioma adicional de segmentação para aumentar o seu alcance no país em que está a fazer publicidade.

Por posicionamentos

Na Rede de Display, pode selecionar tipos de páginas ou Websites específicos para os seus anúncios, bem como os públicos-alvo que verão os seus anúncios. Com estes posicionamentos manuais, pode mostrar o seu anúncio em páginas Web específicas, vídeos online, jogos, feeds RSS e sites e apps para dispositivos móveis selecionados por si. Pode até bloquear a apresentação dos seus anúncios em Websites que não considera relevantes.

Por público-alvo

Seguem-se as formas de segmentação que pode utilizar nos seus anúncios para alcançar grupos específicos de pessoas:

Públicos-alvo:

Dependendo dos seus objetivos de publicidade, pode escolher o público-alvo que melhor corresponde aos seus clientes.

  • Para aumentar a notoriedade da marca, utilize públicos-alvo com afinidades para alcançar públicos-alvo semelhantes aos da televisão
  • Para alcançar o máximo de potenciais clientes possível com afinidade por uma área de produto específica, utilize públicos-alvo com afinidades personalizadas
  • Para alcançar públicos-alvo específicos que compram ativamente um produto ou um serviço, utilize públicos-alvo no mercado

Pode também utilizar palavras-chave para alcançar públicos-alvo que pesquisam produtos ou serviços semelhantes aos seus. As palavras-chave de público-alvo permitem que os seus anúncios alcancem pessoas que, tendo em conta o comportamento de navegação atual e passado, poderão estar interessadas em certos termos.

Remarketing:

Esta opção pode ajudar a alcançar pessoas que tenham visitado anteriormente o seu Website enquanto visitam outros sites na Rede de Display da Google. O remarketing encontra-se ao lado das categorias de interesse na sua conta.

Dados demográficos:

Esta opção permite-lhe alcançar pessoas com maior probabilidade de pertencerem ao grupo demográfico de faixa etária, género e estatuto parental escolhido por si. Em relação aos públicos-alvo, não tem de selecionar manualmente os locais para mostrar os seus anúncios. Neste caso, os sites ou as apps que apresentam os seus anúncios com base nestes métodos são denominados "posicionamentos automáticos" na tabela de estatísticas do separador Posicionamentos.

Considere a sua concorrência

Saiba quem são os seus concorrentes no novo mercado e o que estão a fazer. Isto pode ajudar a determinar como apresentar a publicidade de display e a tomar decisões quanto ao alcance, à frequência e aos custos de CPM. Compensa ter expetativas realistas em relação a cada novo mercado.