A Zervant triplica a base de utilizadores internacionais num ano com a Google

Saiba como uma combinação de ferramentas da Google contribuiu para o sucesso da Zervant

Objetivos

  • Expandir-se internacionalmente
  • Expandir rapidamente a base de utilizadores global

Abordagem

  • Utiliza o Google Ads para campanhas de pesquisa, da Rede de Display, de remarketing, de anúncios de pesquisa dinâmicos e de Promoções patrocinadas do Gmail
  • Utiliza o Google Analytics, o Barómetro do consumidor e o Google Trends para obter estatísticas sobre diferentes mercados e refinar o foco

Resultados

  • Expansão rápida de um para sete mercados
  • Aumento da base de utilizadores em 200% em 12 meses
  • 70% do tráfego do site tem origem na pesquisa

A empresa de software de faturação Zervant ajuda as pequenas empresas na área da criação e envio de faturas online em qualquer formato. Sediada na Finlândia, a empresa tem como objetivo aumentar a base de utilizadores internacionais. Veja como a Google tem ajudado a Zervant a alcançar os seus objetivos de expansão internacional.

Sediada num país com uma população de apenas 5,5 milhões de pessoas, a principal estratégia da Zervant sempre foi expandir-se para o estrangeiro e criar uma empresa global. O foco na aquisição de utilizadores internacionais permitiu-lhe crescer rapidamente de um para sete mercados.

"A Finlândia é um país pequeno e, com um mercado tão pequeno, há que apostar na internacionalização", explica o CEO, Mattias Hansson. "Selecionámos mercados específicos. Começámos pela Suécia e, em seguida, avançámos para a Europa Central, onde é possível servir vários mercados com o mesmo produto."

O Google Ads foi fundamental para conseguir esta rápida expansão global. A Zervant utiliza o Google Ads para campanhas de pesquisa, da Rede de Display, de remarketing, de anúncios de pesquisa dinâmicos e de Promoções patrocinadas do Gmail. Os resultados falam por si, afirma o CMO, Matias Vahtola: "Conseguimos triplicar a nossa base de utilizadores num ano, de 30 000 utilizadores para mais de 100 000, e podemos atribuir grande parte do mérito à Pesquisa Google. Percebemos que esta era a forma de conseguir o crescimento que precisamos. Podemos ver resultados imediatamente e medir tudo."

O Google Ads também revelou ser o canal mais eficaz para a expansão da Zervant. Consequentemente, agora a empresa atribui aproximadamente 70% do orçamento de marketing ao Google Ads. Deste montante, cerca de 80% destina-se aos mercados internacionais. "Dada a situação dos mercados, é importante que a empresa se expanda com grande rapidez, duplicando ou triplicando o número de mercados em que nos encontramos", afirma Hansson. "Experimentámos muitos canais diferentes, mas o online é o único que funciona para o nosso segmento."

Contudo, cada mercado requer uma abordagem diferente, pelo que a Zervant utiliza o Google Analytics para definir a publicidade com base no mercado. O Google Analytics fornece à Zervant estatísticas valiosas baseadas nas ações que as pessoas efetuam no site. Por outro lado, o Barómetro do consumidor e o Google Trends permitem analisar o comportamento e os interesses dos consumidores. Por fim, os testes A/B ajudam a identificar as melhores abordagens para gerar tráfego. "Sabemos quais são as origens que geram tráfego de boa qualidade e as que não geram", explica Vahtola . "Com base nos dados, podemos focar-nos nas boas."

Obviamente, não seria possível alcançar os ambiciosos objetivos de crescimento da Zervant sem prestar especial atenção aos resultados e a Google proporciona a visibilidade necessária. "Medimos tudo, desde os cliques nos anúncios às conversões, assim como o Valor do cliente", afirma Vahtola. "Temos uma visibilidade muito boa no Google. Cerca de 70% do tráfego tem origem na pesquisa, orgânica e paga, e é fácil verificar o valor da receita gerada pelo mesmo."

"A utilização da plataforma do Google Ads faz sentido qualquer que seja o tipo de produtos ou serviços vendido", acrescenta Vahtola. "Todas as empresas deviam testar e verificar os resultados que poderiam obter."

"Conseguimos triplicar o nosso número de utilizadores num ano, de 30 000 utilizadores para mais de 100 000, e podemos atribuir grande parte do mérito à Pesquisa Google." Matias Vahtola, CMO, Zervant