A Yousician alcança aspirantes a músicos em todo o mundo com a ajuda da Google

Como o YouTube e o Trueview ajudaram Yousician a se tornar global

Objetivos

  • Alcançar um público-alvo global de falantes de inglês interessados em tocar um instrumento
  • Utilizar vídeo para explicar a Yousician, aumentar a notoriedade da marca e impulsionar as instalações
  • Expandir a base de utilizadores internacional da Yousician

Abordagem

  • Utilizou o YouTube para segmentar publicidade para falantes de inglês a nível global com campanhas TrueView para promoção de apps
  • Colaborou com a Google para encontrar os melhores métodos de segmentação
  • Melhorou a segmentação de anúncios através de testes e medições frequentes

Resultados

  • Adquiriu clientes em mais de 50 países com a ajuda da publicidade do YouTube
  • Redimensionou as campanhas para um público-alvo global com sucesso
  • Observou um aumento de 136% nas instalações da app em seis meses com um aumento no investimento de apenas 55%
  • Alcançou 40 milhões de transferências em dois anos

O objetivo da empresa finlandesa Yousician é descobrir pessoas de todo o mundo que pretendam aprender a tocar um instrumento musical e motivá-las para continuarem a praticar com a sua inovadora plataforma de ensino de música e as suas apps para dispositivos móveis. A Yousician tornou a aprendizagem de um instrumento musical numa experiência totalmente interativa através do vídeo e dos dispositivos móveis. Por conseguinte, a empresa utiliza o YouTube e o TrueView para promoção de apps da Google, o que lhe permitiu conquistar clientes, até à data, em mais de 50 países.

A Yousician lançou o seu produto principal pela primeira vez no Windows em 2014, seguido das apps para dispositivos móveis para Android e Apple. Com a colaboração da Google na sua estratégia de marketing para dispositivos móveis, a Yousician alcançou mais de 40 milhões de transferências nas duas lojas de apps em apenas dois anos e registou um aumento nas instalações a nível global de 136% só nos primeiros seis meses.

As campanhas TrueView para promoção de apps foram fundamentais para alcançar este sucesso. "O nosso objetivo é descobrir pessoas com motivação para aprender a tocar um instrumento musical e assegurar que se mantêm motivadas para continuar a praticar para se tornarem melhores músicos", afirma Miika Kenttämies, User Acquisition Manager. "As campanhas de promoção de apps são excelentes para descobrirmos estas pessoas quando estão mais envolvidas, a navegar nos respetivos dispositivos móveis."

A Yousician é mais apelativa em ação, pelo que a empresa utiliza frequentemente campanhas TrueView para promoção de apps no YouTube. "Explicar o funcionamento da Yousician numa faixa estática é muito mais difícil do que num vídeo", explica Miika. "O vídeo é um excelente meio para explicar o que a Yousician faz em poucos segundos e o YouTube é um ótimo local para o fazer."

Com uma versão gratuita da app transferível para Android e iOS, a principal métrica da Yousician para medir o sucesso é a adesão às subscrições premium. A melhoria da segmentação de anúncios é conseguida através de testes e medições frequentes das campanhas e da rotação constante de diferentes versões dos criativos de anúncios, a fim de testar diferentes mensagens de marketing para dispositivos móveis.

Naturalmente, também é necessário segmentar os anúncios para o público-alvo certo. Com o TrueView, a Yousician não só consegue colocar os anúncios nas posições mais relevantes especificamente para o seu público-alvo internacional de falantes de inglês como também assegura que estes anúncios apenas são vistos por pessoas que realmente os querem ver.

Os dados da campanha fornecidos pelo YouTube também são fundamentais para fomentar a expansão internacional da Yousician, uma vez que validam a sua estratégia de marketing e permitem compreender melhor o comportamento dos utilizadores. Desta forma, a empresa conseguiu expandir para um mercado global aquilo que é, na sua essência, um produto de nicho. "Para um programador de apps, é essencial saber quem é o seu público-alvo", afirma Miika. "Não se trata apenas de publicar um anúncio, mas de o apresentar às pessoas certas."

Com o crescimento de 136% nas instalações da app nos primeiros seis meses em face de um aumento do custo de apenas 55%, a abordagem da Yousician parece ser a correta. Atualmente, a empresa tem clientes em mais de 50 países de todo o mundo. O CEO Chris Thur é claro relativamente à importância do YouTube no crescimento da Yousician: "O YouTube funciona muito bem para nós. Proporciona uma experiência apelativa aos visitantes e oferece-nos um meio excelente para contarmos a nossa história às pessoas que desejam aprender a tocar um instrumento musical."

"Para um programador de apps, é essencial saber quem é o seu público-alvo. Não se trata apenas de publicar um anúncio, mas de o apresentar às pessoas certas." Miika Kenttämies, User Acquisition Manager, Yousician