As vendas da TAP descolam em novos mercados internacionais com o Google Ads

Saiba como a companhia aérea portuguesa se expandiu internacionalmente com a ajuda da Google

Objetivos

  • Aumentar a notoriedade da marca e reposicionar a TAP como uma companhia aérea internacional
  • Expandir a rede e transportar passageiros de mercados-chave da UE para novos mercados dos EUA
  • Adotar um modelo de aquisição mais económico

Abordagem

  • Colaborou com a Google para criar uma nova estratégia de marketing destinada a promover novas rotas, desenvolver indicadores essenciais de desempenho (IEDs), adotar um modelo de custo de venda (CoS) e desenvolver mercados-chave
  • Utilizou o Google Ads para segmentar a publicidade para falantes de inglês a nível global
  • Melhorou a segmentação de anúncios através de testes e medições frequentes

Resultados

  • Aumento anual de 350% nas vendas da América do Norte
  • Aumento de 540% nas visitas de norte-americanos ao Website
  • Aumento da quota de mercado global online e otimização das reservas diretas no Website
  • Expansão do alcance para 78 destinos em 30 países

Criada em 1945 e sediada em Lisboa, a companhia aérea portuguesa TAP oferecia inicialmente um serviço centrado em Portugal. Após a decisão de expandir a sua quota de mercado global e de se posicionar como uma companhia aérea verdadeiramente internacional, solicitou ajuda à Google para o desenvolvimento de uma estratégia destinada a expandir os mercados-chave e a alcançar novos clientes. Na sequência disto, a TAP registou um aumento significativo da base de clientes e expandiu as operações para o mercado internacional, incluindo duas novas rotas estratégicas para os aeroportos de Boston e Nova Iorque (JFK).

A companhia aérea TAP começou por solicitar à Google uma revisão da eficácia operacional e financeira da companhia, bem como a criação de um programa de marketing global. A Google ajudou a TAP a efetuar a transição de um modelo de custo por aquisição (CPA) para um modelo de custo de venda (CoS). Desta forma, foi possível aumentar a quota de mercado global online da companhia e otimizar as reservas diretas no Website da TAP, flytap.com, de forma mais eficiente e económica.

Carlos Paneiro, VP Sales da TAP para a América do Norte e América Central, explica que "um modelo de custo de venda é a única forma de aproveitar todo o potencial de retorno do mercado, de efetuar um acompanhamento preciso das vendas e dos custos de absorção, bem como melhorar a eficácia operacional e financeira".

A TAP utilizou o Google Ads para aumentar a visibilidade nos 30 mercados internacionais da companhia aérea. Isto permitiu à TAP verificar que mercados geravam maior receita e ajustar as suas campanhas online em função disso.

A estratégia otimizada do Google Ads proporcionou um aumento anual de 340% desde o lançamento da campanha e as campanhas do Google Ads representam 35% das vendas digitais da TAP. A companhia aérea também registou um aumento de 540% nas visitas de norte-americanos ao site.

Justyna Valente, Digital Marketing Manager da TAP, afirma que "o Google Ads é essencial para assegurar que as pessoas encontram as ofertas da TAP e efetuam as reservas, aumentando assim as vendas diretas".

A nova parceria da TAP com os aeroportos de Boston e Nova Iorque (JFK) foi uma oportunidade para a companhia expandir as operações e transportar passageiros de mercados-chave da UE para novos mercados dos EUA. A equipa da Google aconselhou a companhia relativamente à estratégia de marketing para lançamento destas novas rotas e ajudou a definir os indicadores essenciais de desempenho certos. Isto significa que quando as novas rotas de voos para os EUA começaram a operar, a TAP pôde lançar novas campanhas e otimizá-las com base em informações extraídas dos dados.

Carlos Paneiro explica que "o enorme alcance da Google permitiu-nos efetuar uma análise aprofundada dos resultados da companhia. Além disso, oferece uma diversidade de opções de plataforma e de segmentação. A Google tem as soluções técnicas ideais para a nossa empresa".

Carlos Paneiro deseja manter a colaboração com a Google e afirma: "a Google ajudou-nos a definir a estratégia certa para alcançar o sucesso num mercado muito competitivo e com clientes que dominam o digital. A TAP vai continuar a melhorar o posicionamento digital e esperamos consolidar a nossa parceria com a Google, bem como utilizar as ferramentas mais recentes para otimizar as nossas campanhas de marketing e vender viagens na TAP!"

"A Google tem as soluções técnicas ideais para a nossa empresa." Carlos Paneiro, VP Sales para a América do Norte e Central, TAP