As soluções de gerenciamento de força de trabalho da Synerion conquistam novos mercados

Como a Synerion capturou a atenção de novos mercados com a ajuda da Google

Objetivos

  • Compreender melhor os mercados-alvo e melhorar a relevância das campanhas
  • Promover o reconhecimento da marca fora do país de origem
  • Ganhar terreno na América do Norte
  • Expandir a empresa internacionalmente

Abordagem

  • Pesquisou o comportamento dos mercados-alvo
  • Utilizou o Google Ads para obter informações sobre o público-alvo e campanhas diretas
  • Ajustou as versões internacionais do respetivo Website de acordo com os novos públicos-alvo
  • Colaborou com a Search Engine People, um Google Partner, para crescer mais rapidamente a nível internacional

Resultados

  • Lançou-se com êxito nos EUA
  • As vendas aumentaram 30% em um ano
  • Num bom caminho para duplicar a receita na América do Norte dentro de 3 a 5 anos
  • Vendas mais elevadas fora do Canadá alcançadas nos EUA, Israel, África do Sul e Austrália

A empresa canadiana Synerion, especializada na gestão de empresas, alcançou mais de 7000 instalações a nível mundial dos seus dois principais produtos: Agile Workforce e Enterprise Workforce. O principal desafio da Synerion era capturar a atenção de novos mercados. A empresa utilizou o Google Ads para ajudar a solucionar este desafio e expandiu-se com êxito na América do Norte.

Com sede em Mississauga, no Canadá, e pessoal de vendas remotas na América do Norte, a Synerion vende software de gestão da força de trabalho e soluções tecnológicas a empresas de todos os tamanhos para acompanhar os horários e a assiduidade dos funcionários, automatizar os processos de RH e gerir as ausências.

A Synerion sabia que existiam oportunidades de vender os dois principais produtos da empresa (Agile Workforce e Enterprise Workforce) a nível internacional, uma vez que todas as empresas têm de gerir os funcionários. No entanto, um desafio-chave era ser descoberta em novos mercados fora do seu país de origem. "Confiamos na qualidade e diversidade da nossa oferta", afirma Paolo Gilfillan, director of sales and marketing da Synerion North America. "O principal desafio da empresa é ser descoberta."

A Synerion já tinha uma estratégia de marketing online robusta no Canadá, que incluía SEO, blogues, canais das redes sociais e campanhas do Google Ads. No entanto, quando a empresa decidiu iniciar as vendas internacionais em 2011, Gilfillan teve de ajustar a estratégia para que resultasse em mercados internacionais. A Synerion concentrava-se sobretudo em inbound marketing, mas era necessário assegurar que, após ser encontrada, a empresa fornecia informações relevantes para o mercado global aos novos públicos-alvo.

Neste sentido, antes de entrar nos EUA, a empresa observou os padrões de pesquisas online de diferentes regiões. "A correspondência de palavras-chave é um forte indicador do interesse do mercado local", explica Gilfillan. "As palavras pesquisadas podem ser totalmente diferentes consoante o mercado". Após estudar o comportamento de cada mercado, a Synerion começou a implementar campanhas do Google Ads separadas no Canadá e em diferentes regiões da América do Norte. Cada campanha proporcionou informações valiosas sobre o que resulta com diferentes públicos-alvo, o que permitiu à Synerion ajustar as campanhas conforme necessário.

A empresa também ajustou as versões internacionais do respetivo Website para tirar ainda mais partido das informações recolhidas com o Google Ads. "O marketing online sempre foi uma prioridade para nós e tornou-se na principal prioridade durante a expansão internacional", afirma Gilfillan.

Para crescer mais rapidamente a nível internacional, Gilfillan colaborou com um Google Partner, a Search Engine People, para ajudar no estudo dos mercados e no desenvolvimento das campanhas online. "Contratar «uma pessoa conhecida» para tratar do marketing digital porque «ela percebe da coisa» é um erro que as empresas por vezes cometem. Existem muitas agências digitais profissionais ao alcance das pequenas empresas", afirma Gilfillan. "Procure agências que se concentrem nos seus objetivos e ROI, e não nos custos dos seus meios de comunicação

Esta estratégia foi vantajosa para Synerion. Fora do Canadá, as vendas foram mais elevadas nos EUA, Israel, África do Sul e Austrália, e aumentaram 30% em apenas um ano. "O ROI é incrível", refere Gilfillan. "Tencionamos continuar a aumentar os investimentos no digital". Este sucesso está a marcar o ritmo para os objetivos futuros da empresa, que espera duplicar a receita na América do Norte nos próximos três a cinco anos.

Gilfillan atribui ao marketing digital o crédito pelos avanços recentes da empresa em mercados internacionais. "O marketing digital dá-lhe os conhecimentos e as informações de que necessita de uma forma rentável, que lhe permite adaptar-se a um mercado e gerar receita rapidamente", afirma. "Na minha ótica, o marketing vem primeiro e as vendas vêm em segundo lugar."

"O marketing digital dá-lhe as informações de que necessita de uma forma rentável, que lhe permite adaptar-se a um mercado e gerar receita rapidamente Paolo Gilfillan, director of sales and marketing, Synerion North America