As vendas de Icelandic Skyr no Reino Unido disparam 200% acima da previsão

Como o TrueView e a Google ajudaram a MS Iceland Dairies a aumentar as vendas

Objetivos

  • Exportar Icelandic Skyr para o Reino Unido
  • Gerar notoriedade da marca Icelandic Skyr junto dos consumidores do Reino Unido
  • Aumentar as vendas no Reino Unido

Abordagem

  • Anúncio de TV islandês readaptado como uma campanha TrueView do YouTube no Reino Unido
  • Publicou anúncios de display e de pesquisa da Google
  • Transmitiu mensagens publicitárias a grupos de interesse e alvos geográficos específicos

Resultados

  • Realizou vendas 200% acima da previsão
  • Aumentou a notoriedade da marca em 34%
  • Crescimento de 51% no interesse na marca
  • Aumento de 43% na recordação do anúncio

A MS Iceland Dairies, uma cooperativa de 600 produtores e respetivas famílias, pretendia exportar o seu produto lácteo Icelandic Skyr para o Reino Unido. Para que fosse um êxito, a cooperativa transformou os anúncios de TV islandeses originais em anúncios de display e de texto do YouTube e da Google específicos para o Reino Unido. Como resultado, as vendas a retalho excederam a previsão em 200%.

Com um orçamento de marketing limitado, a MS Iceland Dairies necessitava de uma forma inteligente de lançar a Icelandic Skyr no Reino Unido. A escolha de uma estratégia predominantemente online e a readaptação dos seus anúncios de TV populares para o TrueView e o YouTube permitiram à empresa alcançar um público-alvo tão vasto quanto possível e manter, ao mesmo tempo, a rentabilidade.

"Para o lançamento no Reino Unido, não dispúnhamos dos fundos para promover a Icelandic Skyr na TV", explica Erna Erlendsdóttir, Web and Project Manager da MS Iceland Dairies. "Por isso, na nossa opinião, a melhor forma de alcançar os consumidores britânicos de forma eficiente e eficaz consistia em utilizar uma combinação de anúncios de display e de texto do YouTube e da Google".

Mover o logótipo e o produto no ecrã para o início do anúncio digital foram algumas das muitas edições que a marca efetuou ao anúncio de TV existente. Estas edições garantiam que a empresa tirava todo o partido dos formatos TrueView do YouTube, ao expor os visitantes à marca Icelandic Skyr, mesmo que não vissem o anúncio completo.

Para aumentar a notoriedade da marca e divulgar os locais de compra da mesma no Reino Unido, a Icelandic Skyr utilizou anúncios de pesquisa e de display da Google associados ao Website da marca. A equipa começou por segmentar grupos de interesse relevantes como potenciais compradores, como entusiastas do desporto ou gastrónomos. Utilizou também a segmentação geográfica para alcançar utilizadores num raio de 2 km das cerca de 200 lojas Waitrose que já vendiam Icelandic Skyr no Reino Unido.

"Os anúncios Google são relativamente baratos e uma forma eficaz de alcançar consumidores-alvo”, explica Erna. "Oferecem possibilidades infinitas no que diz respeito à segmentação e à segmentação geográfica. Com uma monitorização adequada, é possível ler as estatísticas e utilizar o orçamento da melhor forma possível. É possível determinar imediatamente o que resulta e o que não resulta".

A Icelandic Skyr publicou o anúncio nos primeiros 10 dias com recurso a cerca de 70% do orçamento. Nas semanas seguintes, os visitantes anteriores foram novamente segmentados através de faixas de display. Para o resto da campanha, a marca otimizou os grupos de interesse, centrando-se naqueles com maiores taxas de visualização para reduzir o custo por visualização.

"Além disso, realizámos campanhas de faixa gerais para qualquer pessoa não exposta ao anúncio de vídeo", acrescenta Erna. "Estas faixas eram apresentadas principalmente em Websites relacionados com a saúde e a alimentação com segmentação por contexto, posicionamento, tópico e palavra-chave."

A melhoria da marca gera mais vendas de exportação

Para avaliar a eficácia da respetiva atividade online, a MS Iceland Dairies realizou um estudo de Brand Lift juntamente com a campanha. Este estudo investigou o número de pessoas que tinham assistido à campanha, comparando-as com as que não tinham assistido, de modo a avaliar o impacto da campanha. O estudo também incorporou dados de pesquisa da Google e do YouTube para comparar o número de pesquisas da marca após a exposição dos consumidores ao anúncio.

O estudo de Brand Lift demonstrou um aumento de 43% na recordação do anúncio, enquanto a notoriedade da marca aumentou em 34%. As pesquisas da marca Skyr aumentaram em 51% em todas as pessoas expostas ao anúncio e em 443% entre as que viram o anúncio de vídeo completo.

Além disso, assistiu-se a um enorme aumento nas previsões de vendas. No final da campanha, o número previsto de vendas de Icelandic Skyr nas lojas Waitrose tinha triplicado, o que levou a marca de supermercados a expandir a gama a mais lojas, elevando o número de armazenistas para 350 e expandindo a seleção de produtos de três sabores para cinco.

Ao falar sobre uma nova comercialização da Icelandic Skyr em futuros planos de expansão internacional, Erna afirma: “Vamos apostar muito mais na Google e no YouTube do que anteriormente, devido ao acesso a estatísticas e à capacidade de monitorizar a campanha. Além disso, conseguimos alcançar um vasto grupo-alvo de consumidores sem ser necessário recorrer a anúncios de TV caros. É uma boa forma de gerar notoriedade de uma marca quando se dispõe de um orçamento limitado".

Os anúncios Google são uma forma eficaz de alcançar os consumidores. Oferecem possibilidades infinitas no que diz respeito à segmentação e à segmentação geográfica. É possível determinar imediatamente o que resulta e o que não resulta." Erna Erlendsdóttir, Web and Project Manager, MS Iceland Dairies