Grab torna o transporte confiável e o pagamento móvel uma realidade no sudeste da Ásia

Saiba como a Google ajudou a Grab a atingir os seus objetivos

Objetivos

  • Divulgar e ajudar a compreender a oferta de transporte e pagamentos através de dispositivos móveis da Grab
  • Aumentar as transferências da app

Abordagem

  • Desenvolver uma parceria estratégica com a Google, centrada em torno de um plano de negócio conjunto anual
  • Desenvolver estatísticas de mercado e de clientes importantes
  • Utilizar campanhas de apps para impulsionar transferências

Resultados

  • Aumento de 15% nas taxas de conversão com a campanha de apps
  • Menos 90% de tempo despendido na configuração da campanha de apps face a outras campanhas
  • Em fevereiro de 2018, a app tinha sido transferida mais de 86 milhões de vezes; mais de 3,5 milhões de viagens diárias

Fundada em 2012, a Grab é a principal plataforma de transporte a pedido e pagamentos através de dispositivos móveis do Sudeste Asiático, ao tornar o transporte conveniente, seguro e fiável uma realidade para mais de 620 milhões de pessoas. A empresa criou igualmente uma plataforma de pagamentos através de dispositivos móveis proprietária, a GrabPay. O seu objetivo consiste em ajudar a resolver os problemas da infraestrutura de pagamentos no Sudeste Asiático (SEA) e colocar os pagamentos sem dinheiro no mercado.

A operar atualmente em oito países, a Grab enfrentou desafios, principalmente no que diz respeito à infraestrutura digital. Por exemplo, muitos potenciais clientes e condutores não têm acesso à infraestrutura bancária formal e à tecnologia necessárias para utilizar o produto da empresa. O caso prático explica de que modo a empresa geriu estes desafios com a ajuda da Google.

Peggy Zhu, Head of Performance Marketing da Grab, atribui grande parte do êxito do marketing da empresa à plataforma de campanhas de apps da Google. Após apenas 6 meses de utilização da campanha de apps, a Grab assistiu a um aumento significativo nas transferências da app, bem como a uma redução de 90% no tempo de configuração face a outras campanhas configuradas anteriormente.

A Google também trabalhou com a Grab para desenvolver estatísticas de mercado e de clientes importantes e para promover workshops para ajudar as respetivas equipas de marketing e de marca a identificar áreas a melhorar. A Google forneceu ferramentas essenciais, como o Google Maps e o Android Pay, para ajudar a desenvolver a oferta de produtos da Grab. Peggy Zhu acredita que "ter acesso a um conjunto de produtos e serviços em desenvolvimento contínuo tem sido a principal vantagem da parceria com a Google".

Tal permitiu à Grab tirar partido da tecnologia mais recente para criar um produto de maior qualidade e prestar um serviço melhor, tanto em grandes cidades como em localidades mais pequenas onde, muitas vezes, as pessoas não têm facilmente acesso à tecnologia.

As inovações da Google também permitiram à Grab otimizar os respetivos processos internos. Peggy dá como exemplo a otimização automática das campanhas inteligentes da Rede de Display e refere que esta funcionalidade permitiu que a equipa poupasse tempo valioso que, de outra forma, teria sido despendido a otimizar as campanhas manualmente.

Em fevereiro de 2018, a app da empresa tinha sido transferida mais de 86 milhões de vezes e permitido mais de 3,5 milhões de viagens diárias.

A Grab está agora concentrada no desenvolvimento das suas plataformas de transporte e pagamentos sem dinheiro para manter a app tão atualizada quanto possível. A empresa planeia trabalhar com proprietários de pequenas empresas para criar uma nova cadeia de valor com o GrabPay. Quando os pequenos comerciantes têm êxito, ajudam a promover a inclusão financeira nas respetivas comunidades a uma escala local.

O objetivo a longo prazo da empresa consiste em ajudar à integração total do Sudeste Asiático na economia digital.

Produtos utilizados pela Grab:

  • Analytics
  • Android Pay
  • Campanhas de apps
  • Display
  • Maps
  • Pesquisa
  • YouTube

"Desde as campanhas de apps e o Analytics ao Maps e ao YouTube, o conjunto de produtos da Google ajudou a Grab a crescer como empresa em todos os aspetos" Peggy Zhu, Head of Performance Marketing da Grab