A startup indiana Freshworks cresce com êxito nos mercados globais

Como a Google ajudou a Freshworks tornar-se num sucesso global

Objetivos

  • Lançar produtos num mercado dominado por grandes operadores
  • Prestar serviços a empresas de todas as dimensões
  • Construir uma base de clientes em mercados consolidados nos EUA e na Europa

Abordagem

  • Utilizar a publicidade na Pesquisa Google
  • Proporcionar uma melhor experiência de integração aos clientes
  • Filtrar potenciais clientes através do Analytics e do Google Ads para otimizar as campanhas e melhorar o ROI

Resultados

  • Presença atual em 60 mercados em todo o mundo e em expansão
  • Base com mais de 130 000 clientes e em expansão
  • 60% do negócio vem através de produtos Google
  • Diminuição de 20% do custo por aquisição face ao ano anterior

A Freshworks cria soluções de software baseado na nuvem para empresas. A empresa foi fundada como Freshdesk em Chennai, Índia, em 2010, e tem um conjunto de produtos que variam entre software de CRM para vendas e ferramentas de recrutamento e software para apoio ao cliente. A empresa cresceu rapidamente para mais de 1000 colaboradores em cinco escritórios a nível global e o seu software já é utilizado por mais de 130 000 organizações em todo o mundo.

Como é que a startup indiana Freshworks conseguiu competir de forma bem-sucedida com concorrentes de peso já estabelecidos?

Além de estar a lançar produtos num mercado dominado por grandes operadores, a Freshworks também tentou cumprir a ambiciosa missão de prestar serviços a empresas de todas as dimensões, incluindo o segmento PME onde é tão difícil entrar.

Desde a sua criação que a Freshworks utiliza a publicidade na Pesquisa Google para construir uma base de clientes em mercados consolidados nos EUA e na Europa. Com um modelo de vendas internas global único, que reduziu os custos de vendas da empresa, a Freshworks conseguiu aumentar o respetivo orçamento de marketing digital e melhorar a experiência de integração dos clientes. Desta forma, a startup conseguiu competir diretamente com os seus maiores concorrentes.

A Google e a Freshworks trabalharam em conjunto para filtrar potenciais clientes através do Analytics e do Google Ads para otimizar as campanhas e melhorar o respetivo ROI a partir da Pesquisa, garantindo assim um crescimento com qualidade.

Embora o meio de marketing principal da empresa seja a Pesquisa, a ajuda da Google permitiu que também se expandisse com êxito para outros produtos Google. O YouTube foi fundamental na estratégia da marca em 2016 e, desde então, a empresa tem feito experiências com a Google Marketing Platform e o YouTube para complementar as campanhas do Google Ads.

Atualmente, a Freshworks é um líder mundial na área de software empresarial baseado na nuvem e a maioria da receita é proveniente da América do Norte, seguida pela Europa. A empresa tem agora uma base com mais de 130 000 clientes e 60% do respetivo negócio vem através de produtos Google.

As métricas e as estatísticas da Google desempenharam um papel importante na compreensão e continuação do crescimento, bem como na gestão do orçamento. Ramesh Ravishankar, Marketing Director da Freshworks, explica: "As ferramentas da Google são as mais sofisticadas para avaliar a eficácia de um canal. Estamos bem preparados quando tivermos de falar acerca do retorno do investimento dos produtos Google."

A Freshworks vai utilizar uma série de ferramentas da Google para continuar a adquirir novos clientes e aumentar a notoriedade global da marca. Com um portefólio de produtos Freshworks cada vez maior, a empresa planeia utilizar os serviços de tradução da Google para continuar a expandir-se para novos mercados globais.

Não há dúvida de que o contributo da Google tem sido parte integrante do nosso crescimento. Girish Mathrubootham, fundador e CEO da Freshworks

Os produtos Google são um excelente veículo de expansão se pretende que a sua empresa cresça rapidamente. Ramesh Ravishankar, Marketing Director, Freshworks