A Destination Canada inspira milhões de pessoas com campanha do YouTube

Como os profissionais de marketing de turismo nacional do Canadá mudaram a mentalidade do viajante

Objetivos

  • Inspirar os viajantes alemães a escolherem o Canadá para a sua próxima aventura de férias
  • Contar uma história cativante sobre o Canadá como destino

Abordagem

  • Lançamento de uma campanha do YouTube emocionante onde criadores do YouTube partilhavam as suas aventuras de férias no Canadá
  • Integração de dados de tráfego do YouTube no Display & Video 360 para que a Destination Canada pudesse fazer remarketing para visitantes com o TrueView

Resultados

  • Os vídeos dos criadores do YouTube atingiram mais de 17 milhões de visualizações
  • O Canadá registou um aumento de 11% de visitantes alemães no primeiro semestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015
  • A Destination Canada utilizou a abordagem da campanha para segmentar outros mercados
  • A campanha conquistou dois prémios M&M Global Awards nas categorias Smart Use of Data e Best International Growth Strategy

A Destination Canada pediu à sua agência OMD International que mudasse a mentalidade dos viajantes alemães de "Um dia vou ao Canadá" para "Hoje vou ao Canadá". Uma campanha do YouTube emocionante atingiu mais de 17 milhões de visualizações e o número de turistas alemães no Canadá aumentou 11% no primeiro semestre de 2016. A campanha baseou-se nas aventuras de quatro criadores do YouTube no Canadá e utilizou o Display & Video 360 para garantir o alcance em vários dispositivos.

Chegar ao topo da lista de desejos

Há muito tempo que a Destination Canada, profissionais de marketing de turismo nacional do Canadá, segmentava viajantes alemães que adoram aventuras. Quando uma pesquisa revelou um abrandamento das reservas para o Canadá, apesar de o país ocupar lugares de topo na lista de desejos de férias de muitos alemães, a empresa decidiu inspirar o seu público-alvo.

O YouTube capturou o espírito de aventura

"É um mercado multimédia caro e estávamos a ter problemas em entrar", explica Gloria Loree, Executive Director of Global Marketing da Destination Canada. "O Canadá tem uma grande história para contar e sabíamos que precisávamos de uma nova forma de a contar."

Em 2015, a Destination Canada decidiu lançar um novo tipo de campanha baseada nas experiências de quatro criadores alemães do YouTube bastante conhecidos e convidou-os a visitar o Canadá, desfrutar da enorme beleza e cultura do país e partilhar vídeos das suas aventuras no YouTube.

Estes vídeos foram então alojados no YouTube e partilhados pelos respetivos criadores, o que ofereceu aos visitantes alemães uma experiência visualmente rica para os ajudar a imaginar as suas próprias aventuras no Canadá.

As visualizações foram boas, mas as reservas foram ainda melhores

A Destination Canada utilizou o Google Display & Video 360 para ajudar a segmentar viajantes interessados à medida que planeavam a sua próxima aventura.

A OMD utilizou dados de tráfego para compilar listas de pessoas que viram os canais do YouTube dos criadores. Em seguida, integrou estes dados no conjunto Display & Video 360. Tal permitiu que a Destination Canada fizesse remarketing eficazmente para os visitantes com o TrueView.

Se um visitante tivesse visto o vídeo de um criador do YouTube sobre a Colúmbia Britânica, a Destination Canada enviava-lhe um pacote de viagem relevante dessa região através de anúncios de display online.

"A utilização de dados de produtos Google, como o Display & Video 360, permitiu-nos alcançar consumidores com a mensagem adequada, no local certo e no momento certo", explica Brooke Steinberg, Digital Account Director da OMD International. "Queríamos garantir que estávamos a partilhar este conteúdo fantástico e depois a sequenciá-lo da forma correta. A Google ajudou-nos a fazer isso facilmente."

Com mais de 17 milhões de visualizações dos vídeos dos criadores do YouTube, a campanha excedeu todas as expetativas e continua a gerar milhares de visualizações todos os meses, mesmo após os anúncios pagos terem terminado.

"A utilização de dados de produtos Google, como o Display & Video 360, permitiu-nos alcançar consumidores com a mensagem adequada, no local certo e no momento certo." Brooke Steinberg, Digital Account Director, OMD International