A 1-800-GOT-JUNK? conquista o mercado em três países com a ajuda da Google

Como a empresa se expandiu internacionalmente, colocando a estratégia online no centro do palco

Objetivos

  • Expandir o alcance internacionalmente
  • Compreender melhor as necessidades dos clientes e melhorar o serviço
  • Melhorar a colaboração e as práticas recomendadas na empresa
  • Duplicar a receita em quatro anos, para 200 milhões de dólares em 2016

Abordagem

  • Analisou o comportamento na Web dos clientes para orientar a estratégia online e direcionar a expansão
  • Implementou o G Suite para interligar o pessoal de serviços externos e melhorar as comunicações
  • Utilizou as reservas online e as críticas dos clientes para ajudar a ampliar o alcance

Resultados

  • Opera em 200 localizações do Canadá, EUA e Austrália
  • O negócio online constitui 40% da receita
  • Crescimento anual de 25%
  • Alcançou uma receita de 250 milhões de dólares em 2015, superando o objetivo de duplicar a receita até 2016

Fundada em 1989, a canadiana 1-800-GOT-JUNK? é a maior empresa do mundo de recolha profissional de artigos indesejados. Atualmente opera em cerca de 200 localizações do Canadá, América do Norte e Austrália. O marketing online tem sido fundamental para o sucesso da empresa, com a receita online a impulsionar 25% de crescimento anual e a constituir 40% da receita total.

A 1-800-GOT-JUNK? recolhe de forma responsável artigos não desejados de clientes domésticos e empresariais, garantindo que tudo é reciclado, doado ou eliminado de forma segura.

Brian Scudamore, fundador e CEO da 1-800-GOT-JUNK?, sabia à partida que este era um modelo de negócio que podia ser replicado noutros mercados, uma vez que, em todo o mundo, as pessoas necessitam de serviços de recolha de artigos não desejados. Desta forma, o crescimento e a expansão internacionais tornaram-se objetivos importantes no desenvolvimento da empresa.

A operar atualmente no Canadá, na América do Norte e na Austrália com uma receita superior ao objetivo de 250 milhões de dólares, a presença online da empresa tem sido crucial para este sucesso.

O desenvolvimento da estratégia de marketing online da 1-800-GOT-JUNK? contribuiu para esta expansão ao ajudar a empresa a encontrar novos públicos-alvo e a comunicar com os mesmos de forma relevante. "Analisámos o perfil dos nossos clientes e descobrimos como e onde alcançar o nosso público-alvo online", afirma Andy Parkins, Vice President of Business Technology da 1-800-GOT-JUNK?

Também ajudou a empresa a servir melhor os clientes. No passado, reagir atempadamente ao comportamento online dos clientes e lançar novas páginas Web que correspondessem às respetivas necessidades era um desafio. Agora, a estratégia online da empresa ajuda a compreender melhor os dados dos clientes, o que lhe permite implementar alterações rapidamente em todas as propriedades Web e proporcionar as informações mais úteis aos clientes. A Web permitiu à 1-800-GOT-JUNK? promover as suas competências de apoio ao cliente através das críticas online e aumentar ainda mais o número de clientes. Consequentemente, a 1-800-GOT-JUNK? considera o marketing online uma solução essencial e não apenas um simples suplemento. "O progresso e o ritmo do nosso negócio online tem sido fundamental para impulsionar o nosso sucesso. Já ultrapassámos muitos desafios com o desenvolvimento da nossa estratégia online", afirma Parkins.

Como a empresa continua a expandir-se, as ferramentas online também ajudam a 1-800-GOT-JUNK? a gerir a força de trabalho internacional crescente e a melhorar a colaboração, bem como as práticas recomendadas internamente. "O G Suite permite que as nossas equipas externas se mantenham em contacto e que partilhem e vejam os mesmos dados fidedignos em simultâneo", afirma Parkins.

A 1-800-GOT-JUNK? utiliza a ferramenta de videoconferência Google Hangouts, incluída no G Suite, para o contacto entre os escritórios e as equipas externas, o que também contribuiu para a expansão da empresa. "Todos os funcionários entram em contacto por alguns minutos de manhã para partilhar informações atualizadas durante a nossa reunião diária", afirma Parkins. "É extraordinário como o sistema da Google está a inspirar as nossas equipas a encontrar pequenas formas de melhorar as comunicações e a produtividade que, depois, se transformam em grandes iniciativas da empresa. As pessoas respondem melhor e todos se sentem mais ligados."

A empresa superou o seu objetivo de atingir uma receita de 200 milhões de dólares até 2016 em mais de 50 milhões de dólares.

O crescimento online teve, e continua a ter, uma grande importância neste sucesso e as reservas através da Web constituem atualmente cerca de 40% da receita da empresa. Além disso, constituem a área de maior crescimento da empresa, com uma taxa de crescimento anual de 25%. A empresa está agora preparada para a segunda fase da sua estratégia de crescimento. "A presença online tem sido fundamental para o nosso crescimento dinâmico e sucesso continuado", afirma Parkins.

"A presença online tem sido fundamental para o nosso crescimento dinâmico e sucesso continuado. Deixámos de ser um fornecedor de serviços local para passarmos a ser um fornecedor de serviços global, alcançando os nossos clientes através da nossa estratégia online". Andy Parkins, Vice President of Business Technology, 1-800-GOT-JUNK?