Maximize o branding para conquistar novos mercados globais

Saiba como expandir a sua empresa internacionalmente com uma presença forte da marca

A ascensão da Web eliminou muitas das barreiras que dificultavam a expansão internacional, proporcionando à sua empresa inúmeras oportunidades de crescimento a nível mundial. Ao preparar a sua expansão, é importante manter a marca como eixo central do plano.

A marca é o seu bem mais precioso

Pense na sua organização como uma pessoa e na marca como a sua personalidade. É a promessa que faz aos clientes sobre a sua empresa e os serviços ou produtos que oferece. As pessoas ficam confusas quando alguém se comporta de forma atípica. Os maiores defensores da sua marca irão sentir o mesmo se a marca mudar e perder as caraterísticas que eram familiares e importantes para eles.

Comecemos pelo início

É importante manter os valores e a dignidade da sua marca intactos, independentemente do crescimento alcançado.

Como?

Para começar, identifique exatamente o que fez bem:

  • O que tem a sua marca de tão fantástico para pensar numa expansão global?
  • O que faz exatamente com que a sua marca se destaque?
  • O que faz com que os clientes escolham a sua marca e se mantenham fiéis?
  • O que essa escolha revela sobre os mesmos?
  • Quais são as associações emocionais e as experiências dos clientes ao interagirem com a sua marca?
  • Quais são os valores, a visão e a missão da sua marca?

Resumindo, como se pode expandir internacionalmente sem perder de vista todos estes recursos fundamentais da sua marca?

Deve basear a estratégia de expansão para os mercados globais nos passos que seguiu até agora para desenvolver a marca e a empresa. Ao entrar em novos mercados, pergunte-se se determinada ação ou comunicação se enquadra na experiência intrínseca da marca. Mesmo que o seu foco inicial seja o marketing de desempenho, este é o momento ideal para garantir que cada ponto de contacto contribui para o crescimento da marca.

Não existe uma abordagem universal

Nem todos os países irão receber a sua marca da mesma maneira.

Procure compreender os aspetos culturais do novo mercado: as tendências, o que os consumidores valorizam e como tomam as decisões de compra. O Market Finder pode ajudar a identificar novos mercados, a ultrapassar as barreiras linguísticas e de localização e a fornecer informações sobre os requisitos legais e regulamentares.

Se a sua empresa funciona exclusivamente online, lembre-se também de que um modelo de vendas de produtos intangíveis pode prosperar mais nuns mercados do que noutros. Tenha em atenção que pode ser perigoso basear-se em suposições. Por exemplo, embora se possa pensar que no Japão tudo se resume ao digital, na verdade, é um país onde as relações pessoais têm um enorme valor cultural. Por conseguinte, vender produtos através de parceiros locais pode ser o caminho mais rápido para o sucesso.

Consolide a sua marca à medida que se expande

Após encontrar um mercado adequado à sua empresa, reveja cada aspeto da marca (logótipo, slogan e nomes dos produtos) para detetar palavras, símbolos ou cores que possam ser mal interpretados ou ofensivos. Localize todos os recursos de modo a adequá-los à cultura em questão. As estratégias de branding que utilizou para capturar o público-alvo inicial podem ser ajustadas ao seu novo mercado?

Por último, se recorrer a terceiros (agências, distribuidores, franchisings, grossistas), estes também devem compreender a sua marca e o que ela representa. Além disso, deve informá-los de como pretende que forneçam o seu produto, apliquem o controlo de qualidade e disponibilizem o serviço de apoio ao cliente.

Como o mundo online ainda permite competir a nível global em igualdade de circunstâncias, conseguir que a sua loja local se transforme numa grande marca internacional é um objetivo realista.

Encontre mercados estrangeiros que se adequem ao que a sua empresa representa e àquilo que oferece. Proteja, projete e consolide a sua marca, adotando uma posição que encontre eco junto dos novos potenciais clientes. Deste modo, a marca conseguirá transmitir a sua mensagem em qualquer parte do mundo.