Tire o máximo partido dos mercados de exportação com pagamentos transfronteiriços eficazes

Os investigadores preveem que as vendas online transfronteiriças de todo o mundo dupliquem nos próximos cinco anos1. Com efeito, as projeções indicam que, na Europa, estas vendas irão observar um crescimento anual de 27%. Na Argentina, 40% dos compradores digitais realizaram uma transação transfronteiriça em 2015, tendo esta percentagem atingido os 60% no México e no Canadá nesse mesmo ano. Atualmente, existem 130 milhões de compradores transfronteiriços só nos Estados Unidos. Isto deixa a sua empresa numa excelente posição para tirar o máximo partido dos mercados de exportação, tanto existentes como potenciais. A implementação de uma estratégia sólida e segura para os seus pagamentos transfronteiriços irá ajudar a alcançar este objetivo.

Pagamentos sem fronteiras

Nunca foi tão fácil e rápido expandir a sua empresa para novos mercados. Do mesmo modo, nunca foi tão fácil para os clientes em qualquer parte do mundo encontrarem a sua empresa. Porém, será que as formas de pagamento dos clientes coincidem com as da sua empresa? Estarão os respetivos bancos alinhados com os que a sua empresa utiliza? Quaisquer falhas ou complicações no processo de pagamento pode pôr termo a uma transação financeira transfronteiriça.

Seja flexível no modo como realiza as transações financeiras com o mercado de exportação. Não se limite. O Market Finder indica-lhe como adaptar-se ao método de pagamento preferido dos seus clientes. Disponibilize-lhes métodos de pagamento familiares e colherá os frutos da sua análise dos mercados locais.

Também deve proteger a sua empresa. Investigue as diferentes taxas e os riscos de fraude associados ao país onde irá vender os seus produtos. Para garantir que todos os pagamentos transfronteiriços decorrem sem problemas, incorpore uma estratégia de pagamentos seguros em cada passo do seu plano de expansão.

Tenha o local em atenção

Um estudo realizado em 20162 apurou que um em cada dez retalhistas online no Reino Unido estava totalmente insatisfeito com os pagamentos internacionais e que 69% deles consideravam a localização um aspeto determinante para o sucesso de qualquer retalhista.

Para conseguir clientes fiéis, preste atenção às diferenças culturais de cada região. Disponibilizar os métodos de pagamento mais populares a cada um dos seus novos mercados irá ajudar a criar confiança e a aumentar as vendas.

Uma percentagem significativa (25%) de todas as vendas online são canceladas na fase do pagamento online. Designs confusos, anúncios que causam distração ou métodos de pagamento desconhecidos são alguns dos fatores que contribuem para esta situação. Esta percentagem duplica nos mercados estrangeiros.

Para evitar que tal lhe aconteça, pondere o seguinte:

  • criar o seu site no idioma do mercado de exportação
  • incluir métodos de pagamento locais
  • criar uma página de pagamento com a qual os utilizadores se sintam familiarizados.
  • pesquisar sites da concorrência para ver os formatos que utilizam
  • manter a página de pagamento simples

Seja inteligente

Estude as diferentes opções de pagamento disponíveis em todo o mundo. O Market Finder fornece uma descrição detalhada dos métodos de pagamento mais utilizados. As opções de pagamento podem ir desde carteiras eletrónicas, transferências bancárias online, cartões de crédito ou pagamentos com dispositivos móveis.

Um fornecedor de pagamentos é um terceiro que executa a transferência de fundos entre si e o seu cliente. Esta é uma forma segura e fiável de realizar transações financeiras, já que o fornecedor externo conhece todos os regulamentos locais. Também é uma opção prática para si, se a sua empresa estiver localizada em Paris e o comprador em Tóquio.

A Internet criou oportunidades comerciais para pequenas e médias empresas à escala mundial. No entanto, a entrada em novos mercados de exportação pode ser tão entusiasmante quanto complexa. O Market Finder ajuda a garantir que as suas transações financeiras transfronteiriças não fazem parte dessa complexidade. Este serviço mostra-lhe como incorporar uma estratégia de pagamentos seguros desde a sua primeira interação com o novo mercado de exportação.

Fontes